• A aprendizagem do acompanhamento harmônico no acordeom : o percurso de três crianças 

      Reis, Jonas Tarcísio (2012) [Dissertação]
      A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender como as crianças aprendem a executar no acordeom o acompanhamento harmônico das músicas estudadas. O desenho metodológico adotado apoiou-se em princípios ...
    • Compreendendo os procedimentos da atividade "tocar de ouvido" 

      Velho, Simone (2011) [Dissertação]
      A presente pesquisa tem como objetivo analisar os procedimentos empregados pelo sujeito na atividade tocar de ouvido, procurando compreender de que modo organiza suas ações para encontrar as notas da melodia no piano. Os ...
    • Encontros entre música e pedagogia : compondo juntos uma convivência estético-poética na educação infantil 

      Bourscheid, Clarice de Campos (2019) [Tese]
      Este estudo apresenta a intenção de pensar e fazer (SENNETT, 2012), escutar e compor, aprendendo junto, possibilidades de uma convivência musical na educação infantil, a partir de uma proposta de formação continuada com ...
    • Envelhecimento e música : o lazer sério em narrativas de amadores(as) 

      Kohlrausch, Estela (2021) [Dissertação]
      Embora a população idosa no Brasil venha crescendo rapidamente, existem poucos trabalhos que abordem as experiências musicais nessa faixa etária na perspectiva do lazer. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo ...
    • A escuta, a canção e o silêncio : matéria da educação 

      Rasslan, Simone Nogueira (2019) [Tese]
      Esta pesquisa trata de relações possíveis entre práticas de silêncio, escuta e constituição de si como ato inventivo, problematizando os modos pelos quais as experiências do silêncio e da escuta podem constituir espaço de ...
    • Matérias de escrita 

      Costa, Cristiano Bedin da (2007) [Dissertação]
      Trata-se de matérias e da escrita. E especialmente de matérias de escrita. Trata-se do texto. Do estilo. Da língua, do sentido, das formas e da linguagem. Trata-se do ritmo. Do ritmado. De conteúdos, substâncias e expressões. ...
    • Musicalidade na performance com a flauta doce 

      Cuervo, Luciane da Costa (2009) [Dissertação]
      A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da flauta doce de um grupo de dezessete sujeitos, com idades entre nove e treze anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de ...
    • Por uma (des)educação musical 

      Pacheco, Eduardo Guedes (2011) [Tese]
      Vinculado à Linha de Pesquisa Filosofias da Diferença e Educação da UFRGS, este texto, intitulado “Por uma (Des)Educação Musical”, toma para a sua realização a música, a infância e a educação como “lugares” de problematização ...
    • As significações da percepção na apreciação musical 

      Gobbi, Valeria (2011) [Tese]
      Esta tese situa a temática das significações da percepção na apreciação musical, com base nos referenciais piagetiano e peirciano, nos quais foram privilegiadas noções referentes às manifestações simbólicas na música pelos ...
    • Sons das tribos : compondo identidades juvenis em uma escola urbana de Porto Alegre 

      Santos, Lisiane Gazola (2006) [Dissertação]
      O objetivo desta Dissertação é analisar como determinadas práticas culturais atreladas à música podem atuar na constituição de identidades juvenis na contemporaneidade. Essas práticas foram vivenciadas por alunos do Ensino ...
    • O sujeito-ator e a música na constituição de si : uma perspectiva narrativo – biográfica 

      Rasslan, Simone Nogueira (2014) [Dissertação]
      O presente trabalho pretende compreender os modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical. O material empírico desta pesquisa são as narrativas dos profissionais das artes cênicas que ...