Navegação Educação por Autor "Becker, Maria Luiza Rheingantz"
Resultados 1-20 de 36
-
Ações educativas em situação de abrigagem e desenvolvimento moral : a perspectiva dos cuidadores em núcleo de abrigos residenciais
Suardi, Cristiane Delagnesi Zingano (2012) [Dissertação]O presente trabalho investiga e reflete sobre o que pensam os cuidadores a respeito do desenvolvimento moral dos acolhidos. O referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética, em especial o Desenvolvimento Moral ... -
Adolescência e moralidade : o professor que faz a diferença
Gallego, Andréa Bonetti (2006) [Dissertação]Este estudo pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado e ser relevante no processo de constituição da moral do adolescente, através das representações dos alunos. O principal referencial ... -
Aprendizagem de história e tomada de consciência das relações espaço-temporais
Zaslavsky, Susana Schwartz (2003) [Dissertação]O presente estudo tem como objetivo promover situações de aprendizagem de História em 5a. série do Ensino Fundamental. Investiga a dificuldade de compreensão dos conteúdos de História constatados pela pesquisadora em sua ... -
Aprendizagem do adolescente : reconstituição do expoente 1 – na forma invisível
Klajn, Susana (2011) [Tese]Este estudo procura investigar a aprendizagem de adolescentes do ensino fundamental, especificamente, dos matriculados na 7a série ou 8º ano. Minhas preocupações dirigem-se à verificação das relações de aprendizagem entre ... -
A argumentação na resolução de problemas de matemática : uma análise a partir da epistemologia genética
Stock, Brunna Sordi (2015) [Dissertação]Esta pesquisa investiga se e como a argumentação na resolução de problemas pode contribuir para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Os objetivos deste trabalho são verificar e analisar as diferentes relações entre o ... -
Autismo na escola : ação e reflexão do professor
Lago, Mara (2007) [Dissertação]A pesquisa intitulada “Autismo na escola: ação e reflexão do professor” analisa as ações pedagógicas desenvolvidas por professores para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular. O objetivo deste estudo é ... -
Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
Pierosan, Maristela Rates (2008) [Dissertação]Este trabalho é um estudo de casos múltiplos sobre a aprendizagem em História. O recorte escolhido para o estudo empírico foi à construção dos conceitos de sujeito histórico e classe social por alunos das séries finais do ... -
Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana
Rodrigues, Tania Márcia da Cunha (2018) [Dissertação]O presente trabalho pesquisa como é a compreensão e a interpretação dos graduandos do Curso de Pedagogia quanto às características do pensamento da criança e da psicogênese presentes na obra de Piaget. A investigação se ... -
A construção da autonomia na sala de aula : na perspectiva do professor
Rossetto, Maria Célia (2005) [Dissertação]Esta dissertação está ancorada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, no conteúdo do desenvolvimento moral, revelando a difusão desta teoria e conteúdo moral na prática escolar. Discute sobre a existência de um espaço ... -
A construção da musicalidade do professor de educação infantil : um estudo em Roraima
Duarte, Rosangela (2010) [Tese]Com o objetivo de investigar o desenvolvimento da musicalidade na formação e na prática musical do professor da Educação Infantil, este estudo reflete sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas ... -
Construção de conhecimento na área tecnológica : estudo de casos múltiplos sobre a temática circuitos elétricos
Freiesleben, Fernando Bittencourt (2015) [Tese]Essa Tese teve por objetivo investigar a construção do conhecimento de estudantes na área tecnológica a partir do tema circuitos elétricos lineares, procurando responder à questão de pesquisa: “Como os processos cognitivos ... -
A cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em ação
Corbellini, Silvana (2015) [Tese]Esta pesquisa tem como tema central investigar como ocorre a cooperação intelectual entre os discentes na Educação Online, em um curso de especialização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parte-se do ... -
Criatividade na educação física : um estudo piagetiano sobre o Programa Trajetórias Criativas
Rodrigues, Natálie dos Reis (2019) [Dissertação]Conforme a teoria piagetiana, existe uma continuidade funcional entre o desenvolvimento do corpo e da inteligência. O processo de adaptação, através dos mecanismos de assimilação e acomodação, e a equilibração majorante ... -
Das relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação física
Marcon, Ana Maria (2014) [Dissertação]Esta dissertação de mestrado pesquisa como os professores de Educação Física compreendem as situações cotidianas que podem favorecer o desenvolvimento da moralidade. Seguindo o delineamento de estudo de casos múltiplos ... -
Docência e moralidade : implicações na relação com o aluno adolescente
Gallego, Andréa Bonetti (2014) [Tese]Este estudo pesquisou como o processo de desenvolvimento moral de um professor pode influenciar o estabelecimento e o modo como se equilibram as trocas sociais, intelectuais e afetivas no campo moral com seus alunos ... -
O ensino de história e a formação para a democracia
Fonseca, André Augusto da (2006) [Dissertação]Este trabalho é um estudo de caso sobre como o ensino de História pode favorecer a formação para a democracia. O recorte escolhido para o estudo empírico consiste nas relações entre o professor de História e os alunos de ... -
Epistemologia genética e prática de psicopedagogia na escola : difusão da teoria e os expurgos da razão
Becker, Maria Luiza Rheingantz (1998) [Tese]O objetivo desta tese é identificar a contribuição da Epistemologia Genética numa prática de psicopedagogia na escola, desenvolvida na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, no período 1989-1993. Busca-se o ... -
Epistemologia genética e produção de textos na escola : estudo da construção da coerência em narrativas escritas escolares
Pinheiro, Flavia Isaia (2012) [Tese]A presente tese apresenta como foco de investigação um tipo de produção textual: a narrativa escrita de pré-adolescentes. O estudo teve como objetivo geral compreender como as operações mentais do sujeito se expressam nas ... -
Estratégias pedagógicas para o ensino fundamental : um enfoque na dimensão socioafetiva
Amaral, Caroline Bohrer do (2017) [Tese]Esta pesquisa investiga como estratégias pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da dimensão socioafetiva de estudantes do ensino fundamental. A fundamentação teórica adotada é a Epistemologia Genética de Jean Piaget. ... -
Formação inicial de professores de história e a tomada de consciência das relações espaço-temporais
Zaslavsky, Susana Schwartz (2010) [Tese]Essa tese investiga o estagiário, professor de história em formação inicial, na finalização do curso de graduação em história. Apresenta um estudo de casos múltiplos, com cinco participantes, selecionados por suas qualificações ...