Listar Educación por autor "Peroni, Vera Maria Vidal"
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Avanços e limites da política de combate à homofobia : uma análise do processo de implementação das ações para a educação do Programa Brasil Sem Homofobia
Rossi, Alexandre José (2010) [Tesis de maestría]O objetivo dessa dissertação foi analisar as estratégias de implementação das ações educacionais do Programa Brasil Sem Homofobia no Estado do Rio Grande do Sul, evidenciando suas principais contradições, apontando neste ... -
Brasil alfabetizado e misión robinson : um estudo comparativo acerca das políticas de alfabetização no Brasil e na Venezuela – 2003-2013
Moraes, Jaira Coelho (2015) [Tesis]Esta pesquisa é um estudo comparado entre dois programas de alfabetização de jovens e adultos que tiveram início no ano de 2003: o PBA – Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido no Brasil, e a Misión Robinson, na Venezuela. ... -
Concepções de gestão nos programas do instituto Ayrton Senna no contexto de alterações no papel do estado e da sociedade civil
Costa, Marilda de Oliveira (2011) [Tesis]Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de gestão nos Programas do Instituto Ayrton Senna (IAS), identificando os conceitos fundamentais de sustentação da proposta de gestão desse Instituto e as possibilidades ... -
A configuração jurídica e normativa da relação público-privada no Brasil na promoção do direito à educação
Pires, Daniela de Oliveira (2009) [Tesis de maestría]O presente estudo analisa os aspectos jurídicos da parceria entre a Rede Municipal de Ensino de Sapiranga e o Instituto Ayrton Senna, discutindo a relação do público e do privado na educação. O marco teórico é a crise do ... -
O Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre : estrutura, funcionamento e papel político-pedagógico
Lord, Lúcio José Dutra (2005) [Tesis de maestría]Na presente dissertação foi estudada a gestão democrática da Educação em nível local, tendo como objeto de pesquisa o Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre. Partindo da contextualização sócio-histórica dos anos ... -
A construção histórica da relação público-privada na promoção do direito à educação no Brasil
Pires, Daniela de Oliveira (2015) [Tesis]A tese A construção histórica da relação público-privada na promoção do direito à educação no Brasil apresenta como temática central o histórico da relação público-privada na educação e, como objetivo geral, analisar a ... -
Educação especial no Brasil : contradições nas políticas de inclusão (2003-2014)
Borowsky, Fabíola (2017) [Tesis]Essa pesquisa objetivou analisar a trajetória das políticas públicas de Educação Especial, no Brasil, no período 2003-2014, verificando as contradições, limites e avanços, assim como as concepções de inclusão dos sujeitos ... -
A educação infantil em Porto Alegre : um estudo das creches comunitárias
Susin, Maria Otilia Kroeff (2005) [Tesis de maestría]A Educação Infantil em Porto Alegre: Um estudo das Creches Comunitárias é uma pesquisa teórica e empírica que pretende construir um espaço de debate em torno da parceria público/privado na oferta da educação infantil, no ... -
A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
Carvalho, Scheiler Fagundes (2020) [Tesis de maestría]Esta dissertação aborda a relação público-privado na educação a partir da intervenção do Instituto Unibanco por meio de sua principal tecnologia educacional, o Programa Jovem de Futuro, numa escola pública do Rio Grande ... -
Falas docentes sobre a não-aprendizagem escolar nos ciclos
Fetzner, Andréa Rosana (2007) [Tesis]Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a proposta político-pedagógica dos ciclos para compreender as falas de professoras e professores que associam a esta forma de organização escolar a não-aprendizagem de seus alunos. ... -
A gestão da educação no contexto da sociedade capitalista : a parceria público privado
Comerlatto, Luciani Paz (2013) [Tesis]A pesquisa A gestão da educação no contexto da sociedade capitalista: a parceria público privado apresenta como tema central a gestão democrática da educação no contexto da sociedade capitalista e, como objetivo geral, a ... -
A gestão educacional e a relação entre entes federados na política educacional do PDE/Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Camini, Lucia (2009) [Tesis]Esta tese analisa a política educacional do Plano de Desenvolvimento da Educação, apresentado pelo Ministério da Educação do Brasil, em abril de 2007, tendo como eixo articulador de descentralização da política, o Plano ... -
Implicações do plano de ações articuladas na democratização da gestão da educação
Bernardi, Liane Maria (2016) [Tesis]Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contradições das políticas de gestão da educação contidas no Plano de Ações Articuladas que foram desenvolvidas nas escolas de educação básica, entre 2007 e 2014 e suas implicações ... -
A municipalização do ensino no município de Altamira/PA e suas implicações para a democratização educacional
Gutierres, Dalva Valente Guimarães (2010) [Tesis]Este estudo analisa a municipalização do ensino no município de Altamira-Pa e suas implicações para a democratização educacional de 1996 a 2006. A concepção de democratização utilizada no trabalho baseou-se em Ellen Meiksins ... -
No caminho do curupira : o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec – e as relações público-privadas
Rodrigues, Romir de Oliveira (2017) [Tesis]O objetivo desta tese é analisar o processo de elaboração e implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec – como uma política pública que se desenvolve na fronteira relacional entre ... -
A parceria entre a administração pública e as entidades privadas sem fins lucrativos a partir do marco regulatório das organizações da sociedade civil (MROSC) na oferta da educação infantil em Porto Alegre
Montano, Monique Robain (2018) [Tesis de maestría]A Dissertação “Parceria entre a Administração Pública e as entidades privadas sem fins lucrativos a partir do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) na oferta da Educação Infantil em Porto Alegre” ... -
A parceria público-privada na educação : implicações para a gestão da escola
Lumertz, Juliana Selau (2008) [Tesis de maestría]O presente estudo analisa a parceria entre a rede municipal de ensino de Sapiranga e o Instituto Ayrton Senna, revelando as conseqüências dessa para a gestão educacional, discutindo a relação do público e do privado na ... -
Política de conselhos escolares: trajetórias de efetivação
Helo, Liane Bernardi (2007) [Tesis de maestría]Esta dissertação propôs-se a estudar a gestão democrática que emergiu da luta pela democratização do país e da escola, a partir da efetivação dos Conselhos Escolares em escolas públicas estaduais e municipais numa região ... -
A política de gestão da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (2007 – 2010) : o fortalecimento da gestão gerencial
Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do (2010) [Tesis]O presente trabalho teve como objetivo analisar as implicações trazidas pela política de gestão da educação básica implantada pelo governo de Yeda Crusius para a rede estadual de ensino do RS, compreendendo os processos ... -
As políticas de diversidade na educação : uma análise dos documentos finais das CONAEs, DCNs e PNE
Rossi, Alexandre José (2016) [Tesis]O objetivo desta tese foi localizar e analisar como o tema da diversidade entra na pauta das políticas educacionais brasileiras e se apresenta nos documentos finais das Conferências Nacionais de Educação de 2010 e 2014, ...