Listar Educación por autor "Machado, Carmen Lúcia Bezerra"
Mostrando ítems 1-20 de 33
-
Abolição das desigualdades : ações afirmativas no ensino superior
Sanger, Dircenara dos Santos (2009) [Tesis]A tese tem o ponto central nas Ações Afirmativas na sociedade brasileira e problematiza: "Que sentidos têm para os egressos do Instituto Metodista Porto Alegre (IPA-RS) as Ações Afirmativas?" Seu objetivo foi entender, ... -
Adoecimento docente : narrativas do trabalho em busca do “queviver”
Marcelino, Ana Lúcia Gonçalves (2011) [Tesis de maestría]Ao pesquisar o processo de adoecimento docente no fazer dos Ensinos Fundamental e Médio da região Metropolitana de Porto Alegre, no espaço do Colégio Mesquita, mantido pela Cooperativa de Professores da Grande Porto Alegre ... -
Autoeducação da classe trabalhadora : limites e possibilidades na formação dos intelectuais na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
Pegoraro, Camile (2015) [Tesis de maestría]A questão examinada neste trabalho é a concepção de educação que se estabelece no processo de Formação Sindical da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB com a finalidade de contribuir para que o movimento ... -
As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
Fraga, Hilda Jaqueline de (2004) [Tesis de maestría]A presente dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa qualitativa que contempla a cognicidade (saberes/fazeres) das memórias (res)sentimentos dos moradores de rua do jomal Boca de Rua, explicitada nas oficinas de ... -
Concepções de educação e de trabalho docente de pós-graduandos : estudo de caso sobre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedroso, Sonia Regina Silva (2008) [Tesis de maestría]Este trabalho origina-se da interrogação que nasce no interior da sala de aula da disciplina de Prática Educativa em Medicina (PEM) com o questionamento feito pelos alunos a cada novo semestre: "Formação Pedagógica Para ... -
Curso noturno de pedagogia: universidade para trabalhadoras/es?
Tavares, Elen Machado (2010) [Tesis de maestría]Nesta dissertação pesquisamos o processo de formação das trabalhadoras/alunas no Curso de Licenciatura em Pedagogia, organizado sob a Resolução CNE/CP 01/2006, da Universidade Federal do Rio Grande-RS (FURG) entre os anos ... -
Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
Soares, Paulo Renato Cardozo (2013) [Tesis de maestría]Ao tramar sentimentos contraditórios como resignação e indignação, que uma vez contextualizados histórica e socialmente são capazes de colocar em movimento atitudes permeadas de valores, de contraposição a valores hegemônicos ... -
Educação permanente em saúde : o estado entre a política e as práticas
Silva, Mara Nibia da (2016) [Tesis]Este estudo evidencia a existência de um descompasso entre as concepções de saúde descritas nos documentos oficiais e a encontrada na realidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, alicerçada teoricamente no ... -
Educação pública e opção pelo software livre nas escolas estaduais de Porto Alegre : um estudo sobre concepções de professores
Zílio, Cátia (2013) [Tesis de maestría]A analogia entre receitas e softwares proposta por Stallman (2001) orienta esta dissertação que problematiza e visa a analisar as relações entre as concepções de educação de professores da Rede Pública Estadual de Porto ... -
Educador@s sociais de rua : labirintos dos (res)sentimentos do visível e invisível da cidade de Porto Alegre
Fraga, Hilda Jaqueline de (2010) [Tesis]A pesquisa qualitativa realizada entre 2006 e 2009 origina a tese sobre os percursos de educador@s sociais de rua de Porto Alegre, RS. Toma como referência as memórias (res)sentimentos do visível e invisível da cidade, ... -
A formação das professoras enfermeiras da Escola Técnica de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e suas práticas educativas
Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva (2007) [Tesis de maestría]Esta Dissertação de Mestrado é um estudo de caso de natureza qualitativa. Faz uma análise das contradições presentes na formação das professoras enfermeiras da Escola Técnica de Enfermagem (ETE) do Hospital de Clínicas de ... -
A formação discursiva neoliberal em escolas públicas estaduais : o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco
Monteiro, Marcelisa (2014) [Tesis]Este estudo tem o objetivo de analisar os sentidos produzidos no e sobre o trabalho docente a partir da incidência do Projeto Jovem de Futuro - PJF do Instituto Unibanco (IU) em escolas públicas estaduais de Porto Alegre ... -
A formação/educação dos sujeitos sentir-pensantes : um lugar de disputa e mediação
Nunes, Paulo Ricardo Santos (2008) [Tesis]O estudo objetiva conhecer os sujeitos capazes de ensinar/apreender/ensinar, processo pelo qual podem construir os papéis da educação/formação profissional na Anvisa, como produção social da existência humana; compreender ... -
A formação em serviço no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS/HCPA)
Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva (2014) [Tesis]Nesta Tese estudo a formação em serviço no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS/HCPA). Objetivo conhecer, analisar e interpretar as contradições que o ... -
A lei 10.639/03 na formação de professores e o pertencimento étnico-racial em escolas públicas de Porto Alegre
Souza, Eliane Almeida de (2009) [Tesis de maestría]Esta pesquisa aborda qualitativamente a importância de trabalharmos em escolas brasileiras, em especial no espaço de formação de professores, a Lei 10.639/03 que altera a LDB 9394/96, inserindo no currículo escolar a ... -
Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
Souza, Carmem Lisiane Escouto de (2006) [Tesis de maestría]A presente dissertação de mestrado pesquisa limites e possibilidades viáveis de observar, analisar e interpretar na construção do projeto político-pedagógico do Curso de Nutrição na Faculdade de Medicina da Universidade ... -
Limites e possibilidades inédito-viáveis do 'ser' professor-educador na prática do 'educar'
Barbosa, Márcia Silvana Silveira (2012) [Tesis]Muitos são os dilemas no mundo da educação. Conflitos são próprios do trabalho docente, desestabilizando o ‘Ser’, comprometendo não só a prática do educador, como também a qualidade de vida do sujeito. A Tese objetiva ... -
Mapeando caminhos de autoria e autonomia : a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores
Gutierrez, Suzana de Souza (2004) [Tesis de maestría]Este trabalho se insere no ponto de interseção entre educação, trabalho e tecnologia. Parte da questão: a interação entre educadores pesquisadores na elaboração e desenvolvimento de seus projetos contribui para a constituição ... -
A "ordem" de-vida para o médico pensar o paciente : uma ontologia espinosana de ser humano na medicina
Pustai, Odalci Jose (2006) [Tesis]No último século, a Medicina Científica Moderna experimentou avanços consideráveis. Mas esse desenvolvimento carrega imanente uma causa cujo efeito é um dilema que apresenta duas tendências principais: 1. De um lado, uma ... -
O papel da escola : obstáculos e desafios para uma educação transformadora
Barbosa, Márcia Silvana Silveira (2004) [Tesis de maestría]O trabalho tem como objetivo abordar o papel da escola e a temática da educação. Este nasceu dos dilemas que vivenciei e das indagações que faço, como educadora, no ambiente escolar. Através das falas e dos discursos ...