Listar Educación por autor "Icle, Gilberto"
Mostrando ítems 21-31 de 31
-
Performances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede pública
Fuão, Anna Schumacher Eder (2015) [Tesis de maestría]Esta dissertação trata sobre o modo como o currículo, o tempo, o espaço e a relação entre professor e aluno estão presentes na escola pública hoje e como as aulas de teatro se inserem nesse contexto. O trabalho parte dos ... -
Performances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatro
Dal Bello, Márcia Moura Cordeiro Pessoa (2013) [Tesis]Este texto apresenta uma investigação que procura compreender as singularidades da prática docente de um grupo de dez professores de teatro, os quais parecem conduzir seu fazer pedagógico como uma performance. Problematiza-se ... -
A pergunta sobre os limites do corpo como instauradora da performance : propostas poéticas - e, portanto, pedagógicas - em dança
Rosa, Tatiana Nunes da (2010) [Tesis de maestría]Esta dissertação faz parte de uma pesquisa poética que abrange produções artísticas em dança. Assim, o corpo contínuo ou algodãozado é apresentado não como um conceito, mas como uma noção que opera construindo obras. Esse ... -
Por uma pedagogia performativa da memória : performance e testemunho sobre violência de Estado na escola
Haas, Marta (2023) [Tesis]Esta pesquisa, realizada em convênio de cotutela entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e a Université Paris Nanterre (França), tem como objetivo principal investigar como a performance pode contribuir ... -
Práticas de resistência nas ações artístico-pedagógicas dos grupos Yuyachkani (Peru) e Ói nóis aqui traveiz (Brasil)
Haas, Marta (2017) [Tesis de maestría]Nesta pesquisa discutem-se práticas de resistência nas ações artístico-pedagógicas dos grupos teatrais latino-americanos Grupo Cultural Yuyachkani (Peru) e Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil). Para tanto, ... -
Presentificação espetacular : percursos para uma pedagogia do olhar
Schaefer, Edith Janete (2011) [Tesis de maestría]Este trabalho procura evidenciar a presentificação espetacular como modo de ser da atualidade. Discute-se esse conceito como forma por intermédio da qual nossa sociedade intensifica o olhar como um sintoma social. As noções ... -
Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
Bonatto, Mônica Torres (2015) [Tesis]Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca das acepções do termo performance e suas possibilidades para pensar o campo da Educação. Problematiza-se a noção de ensino como performance, propondo pensar o professor ... -
O sorriso da palhaça: pedagogias do riso e do risível
Fuchs, Ana Carolina Müller (2020) [Tesis]presente tese propõe uma reflexão sobre as questões de gênero que envolvem a palhaçaria feminina. Com base nas práticas cômicas de mulheres palhaças, analisa-se como as estratégias das artistas constituem um riso de ... -
O teatro de formas animadas na formação de professores : uma proposta pedagógica a partir da Übermarionnette
Costa, Rossana Perdomini Della (2018) [Tesis]Esta tese, realizada em convênio de cotutela entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, e a Université Paris Nanterre, na França, investiga as relações entre corpo e objeto a partir do exercício de teatro ... -
Videodança na educação : crianças que operam e editam
Costa, Susana França da (2011) [Tesis de maestría]Esta pesquisa investiga como as crianças elaboram a mescla de vídeo e dança, recorrendo a seus imaginários, poéticas, fantasias e performances, revelando uma potência de produzir arte como mecanismo de resistência num ... -
A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator
Melo, Leonor Cristina Cabral de (2011) [Tesis de maestría]Este trabalho apresenta uma análise de como os discursos do corpo, da saúde e da verdade, se configuram e entrelaçam no campo da pedagogia vocal do ator, através de três enunciados: os enunciados da voz como corpo, dos ...