Listar Educación por título
Mostrando ítems 1047-1066 de 2449
-
Experiências teóricas e práticas de formação e capacitação de professores em informática da educação em nível universitário e básico
(2003) [Tesis]Esse trabalho analisa as concepções teóricas e metodológicas que se fazem presentes nas práticas de capacitação/formação de professores em Informática da Educação na região metropolitana de Porto Alegre, a partir do trabalho ... -
A experimentação de Laerte : reflexões a partir das pedagogias de gênero e sexualidade
(2014) [Tesis de maestría]Reflexões provocativas já foram produzidas na intersecção dos estudos de gênero e sexualidade (na perspectiva pós-estruturalista) com o campo da educação e estudos culturais, que ajudam a mostrar o caráter aprendido dos ... -
A exploração de modelos e os níveis de abstração nas construções criativas com robótica educacional
(2008) [Tesis]Resumo não disponível -
Expressão escrita de estudantes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : caracterização e intervenção
(2016) [Tesis]A presente tese é composta por quatro estudos quali e quantitativos que investigaram a expressão escrita de estudantes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) provenientes do ensino fundamental público ... -
Extensão universitária e formação política na universidade pública : o caso Projeto Rondon na UFRGS e na UDESC
(2015) [Tesis de maestría]Esta pesquisa se dedica a investigar possíveis contribuições do Projeto Rondon, enquanto atividade de extensão universitária, para pensar a formação política dos estudantes na universidade pública. Refletir sobre o tema ... -
“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidade
(2020) [Tesis de maestría]Este estudo parte do entendimento de que aprendemos a ser quem somos a partir das representações que circulam nos artefatos midiáticos culturais. Conduzida na linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, a partir ... -
Falas docentes sobre a não-aprendizagem escolar nos ciclos
(2007) [Tesis]Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a proposta político-pedagógica dos ciclos para compreender as falas de professoras e professores que associam a esta forma de organização escolar a não-aprendizagem de seus alunos. ... -
Família, criança, classe especial : um estudo sobre as dimensões da violência simbólica
(1988) [Tesis de maestría]O objetivo básico deste trabalho foi a investigação da condição vivencial e afetiva de crianças com problemas de aprendizagem e/ou ajustamento, atendidas em classes especiais (para deficientes mentais educáveis). Essa ... -
A família na escola : uma aliança produtiva
(2004) [Tesis de maestría]A partir de estudos genealógicos sobre a família e a escola —realizados principalmente por Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría, Philippe Ariès, Jacques Donzelot, Michel Foucault— procuro, nesta Dissertação, descrever e ... -
Família S/A : um estudo sobre a parceria família-escola
(2011) [Tesis]A presente Tese descreve e problematiza a relação família-escola. Os campos teóricos que fundamentaram a pesquisa – Estudos Foucaultianos, Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Sociológicos e Antropológicos da ... -
Fazendo o neoliberalismo funcionar "dentro de nós" : um estudo sobre a atuação de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos na forma(ta)ção docente
(2018) [Tesis]Inscrita no referencial teórico dos Estudos Culturais em Educação de vertente pós- estruturalista, esta pesquisa tem como objetivo examinar a pedagogia colocada em operação por organizações da sociedade civil sem fins ... -
O fazer criativo em música : um estudo sobre o processo da construção do conhecimento a partir da criação musical
(2001) [Tesis de maestría]A presente pesquisa investigou os procedimentos musicais usados por cinco alunas de nove a treze anos, em trabalhos de criação musical em grupo, buscando entender e analisar os processos que implicaram na construção do ... -
Feminilidades (im)possíveis em Malévola : uma abordagem de gênero
(2018) [Tesis de maestría]A investigação que resultou nesta dissertação de mestrado se inscreve nos campos dos estudos de gênero e culturais pós-estruturalistas. Toma como foco o live-action Malévola (2014) para analisar feminilidades re(a)presentadas ... -
Fendas : pensar corpo, gênero e sexualidade com arte e educação
(2019) [Tesis de maestría]Esta pesquisa evidencia, através do modo de operar o conceito de fenda - criado durante a investigação -, que ao criar produções visuais como ruídos, e das fricções entre fatos e aportes teóricos, podemos pensar de outros ... -
O fenômeno glitch e seus efeitos de (não)sentido : manifestações estéticas, éticas e políticas em audiovisualidades Nos espaços educativos
(2024) [Tesis]Esta tese considera o impacto da tecnologia digital, da cultura da internet na sociedade contemporânea e a crescente disseminação de imagens e conteúdos audiovisuais têm gerado desafios educacionais contínuos, especialmente ... -
Fenomenologia da experiência estética : uma alternativa na preparação de educadores
(1986) [Tesis de maestría]Partindo da realidade atual do ensino brasileiro, caracterizado pela fragmentação e pela centralização em torno de aspectos cognitivos, este estudo, utilizando-se do método fenomenológico, busca encontrar evidências do ... -
Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética
(2010) [Tesis]Nesta tese, elaborada sob a perspectiva dos Estudos Culturais de inspiração pós-moderna e pós-estruturalista, busca-se indicar como os filmes de ficção científica têm operado na configuração de um mundo futuro, altamente ... -
Filmes infantis e a produção performativa da heterossexualidade
(2003) [Tesis]A heterossexualidade não é natural, ela é uma condição culturalmente construída que precisa ser constantemente reiterada de modo a ‘normalizar’ os sujeitos. Esta pesquisa assume tal premissa como seu fundamento. No que se ... -
O filosofar na arte da criança surda : construções e saberes
(2006) [Tesis de maestría]Esta dissertação analisou como se deu o filosofar na arte das crianças surdas e na busca por práticas estéticas visuais no processo da construção deste filosofar. Para isto, foram realizadas entrevistas (individuais e ... -
Filosofia e literatura : como pensar o encontro?
(2015) [Tesis de maestría]Esta pesquisa inspira-se em questionamentos levantados por discentes de Ensino Fundamental e Médio acerca da atribuição do adjetivo “filosófico” a determinadas obras popularmente conhecidas como literárias. O objetivo desta ...