Browsing Education by Author "Maffioletti, Leda de Albuquerque"
Now showing items 1-19 of 19
-
A aprendizagem do acompanhamento harmônico no acordeom : o percurso de três crianças
Reis, Jonas Tarcísio (2012) [Dissertation]A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender como as crianças aprendem a executar no acordeom o acompanhamento harmônico das músicas estudadas. O desenho metodológico adotado apoiou-se em princípios ... -
Atividades rítmicas musicais e o desenvolvimento das noções de espaço e tempo
Maffioletti, Leda de Albuquerque (1987) [Dissertation]O propósito deste estudo foi investigar o efeito de um Programa de Atividades Rítmicas Musicais (ARM) sobre o desenvolvimento das noções de espaço e tempo. Os sujeitos desta pesquisa foram crianças de 5 e 6 anos, de escolas ... -
Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação
Rosas, Fátima Weber (2013) [Dissertation]Esta dissertação de Mestrado trata das competências para o contexto tecnológicomusical educacional. Seu objetivo principal é mapeá-las para que professores, tutores e alunos músicos ou leigos utilizem tecnologias digitais ... -
Compreendendo os procedimentos da atividade "tocar de ouvido"
Velho, Simone (2011) [Dissertation]A presente pesquisa tem como objetivo analisar os procedimentos empregados pelo sujeito na atividade tocar de ouvido, procurando compreender de que modo organiza suas ações para encontrar as notas da melodia no piano. Os ... -
As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
Pecker, Paula Cavagni (2009) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento musical de crianças entre dois e cinco anos, identificando as singularidades que caracterizam seu engajamento nas atividades e buscando compreender os processos ... -
Dançar na aula de música : “dá gosto de vir para o colégio”
Anders, Fernanda (2014) [Dissertation]A presente pesquisa se insere na área de Educação Musical, especificamente no âmbito da Escola Básica e buscou compreender, a partir das narrativas das crianças, o significado atribuído à dança nas aulas de música. ... -
Dança Zouk : trajetórias do aprendiz
Willadino, Isabel Costa (2012) [Dissertation]Esta pesquisa trata do aprendizado da dança Zouk. Tem como objetivo descrever e analisar como o aprendiz se orienta a partir das informações recebidas, em resposta ao modelo e às solicitações do professor, em relação ao ... -
Diferenciações e integrações : o conhecimento novo na composição musical infantil
Maffioletti, Leda de Albuquerque (2005) [Thesis]A presente pesquisa investiga a formação do conhecimento novo na Composição Musical Infantil, vinculando os avanços na área da música aos processos de abstração reflexionante. O trabalho apóia-se teoricamente na Epistemologia ... -
As dores e amores de tornar-se professora : minhas memórias de professora iniciante
Lopes, Mariana Fonseca (2014) [Dissertation]Esta pesquisa situa-se no campo de estudos sobre Formação de Professores, tratando especificamente da Iniciação à Docência. Integra a pesquisa “Egressos da Licenciatura em Pedagogia e os desafios da prática em narrativas: ... -
Linhas, vozes e tracks : a textura na composição musical de crianças
Martins, Áudrea da Costa (2011) [Dissertation]Esta pesquisa aborda a composição musical coletiva, acústica e eletrônica, de estudantes de música com idades entre 10 e 12 anos. Tem como objetivo analisar as diversas manifestações envolvendo a textura musical, destacando ... -
Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música
Schünemann, Anelise Thönnings (2010) [Dissertation]A pesquisa situa-se no campo da pedagogia da música, especificamente nas relações que estruturam a integração entre música e histórias infantis. O objetivo é compreender de que modo a articulação entre música e história ... -
Musicalidade na performance com a flauta doce
Cuervo, Luciane da Costa (2009) [Dissertation]A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da flauta doce de um grupo de dezessete sujeitos, com idades entre nove e treze anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de ... -
Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
Ponso, Caroline Cao (2011) [Dissertation]A presente pesquisa disserta sobre as concepções de música de um grupo de crianças de seis e sete anos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Objetiva investigar construções, ... -
O processo de composição musical do adolescente : ações e operações cognitivas
Guterres, Aline Lucas (2012) [Dissertation]Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de composição musical de três sujeitos adolescentes iniciantes de teclado, visando identificar os processos cognitivos que potencializam a realização da atividade. A ... -
O sentido e o significado da notação musical das crianças
Rhoden, Sandra Mara (2010) [Dissertation]A pesquisa aborda a subjetividade presente no fazer musical infantil. De modo específico, busca compreender os processos que geram sentido e significado nas notações musicais, de um grupo de nove crianças, com idade entre ... -
Significados das aulas de música na escola : um estudo narrativo com duas estudantes do Ensino Médio
Soares, Iuri Correa (2014) [Dissertation]Este trabalho se insere na área de Educação Musical, especificamente na educação musical escolar, vista sob a perspectiva dos alunos. Teve como objetivo compreender os significados que as participantes atribuem às experiências ... -
Sobre aprendizagem musical : um estudo de narrativas de crianças
Pedrini, Juliana Rigon (2013) [Dissertation]Esta pesquisa enfoca a aprendizagem na experiência musical narrada por crianças. Tem por objetivo compreender os significados atribuídos por crianças às suas aprendizagens musicais. Os participantes do presente estudo são ... -
O sujeito-ator e a música na constituição de si : uma perspectiva narrativo – biográfica
Rasslan, Simone Nogueira (2014) [Dissertation]O presente trabalho pretende compreender os modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical. O material empírico desta pesquisa são as narrativas dos profissionais das artes cênicas que ... -
Trabalho docente na educação musical a distância : educação superior brasileira
Borne, Leonardo da Silveira (2011) [Dissertation]Esta pesquisa trata do ensino de música a distância, tendo por objetivo conhecer e compreender as práticas docentes desenvolvidas por professores universitários em disciplinas de música na modalidade EAD, a partir de suas ...