Navegação Educação por Autor "Barbosa, Maria Carmen Silveira"
Resultados 21-40 de 42
-
Exibição de filmes em contexto escolar : entre o Programa de Alfabetização Audiovisual e a sala de aula
Costa, Juliana Vieira (2017) [Dissertação]Este trabalho se constitui como uma investigação narrativa acerca dos critérios de seleção de filmes para exibição em contexto escolar, formal e informal, e das abordagens do cinema que esses critérios engendram, tendo ... -
As experiências do corpo em movimento das crianças pequenas : reflexões para a pedagogia da infância
Beber, Irene Carrillo Romero (2014) [Tese]Este estudo tem por objetivo desenvolver argumentos que evidenciem a dimensão corpórea presente nos processos de aprendizagem das crianças pequenas. A pesquisa foi realizada com 25 crianças entre 2 e 3 anos, durante o ... -
“O fim quem dá são as crianças, e, às vezes, não tem fim” : concepções e práticas democráticas na Educação Infantil
Canavieira, Fabiana Oliveira (2019) [Tese]Esta pesquisa teve como objetivo apreender como a Educação Infantil em âmbito municipal opera concepções e práticas democráticas para garantir o exercício da cidadania ativa das crianças pequenas. Além disso, busquei ... -
A identidade da pré-escola : entre a transição para o ensino fundamental e a obrigatoriedade de frequência
Fernandes, Cinthia Votto (2014) [Tese]A tese, aqui apresentada, foi produzida a partir de uma pesquisa qualitativa, cuja proposta foi investigar quais os significados, sobre a pré-escola, presentes nas narrativas dos atores dos processos educativos (supervisores ... -
Inclusão na educação infantil: as crianças nos (des)encontros com seus pares
Zortéa, Ana Maira (2007) [Dissertação]Este estudo busca registrar como ocorrem as interações entre pares nos processos de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. São registrados alguns movimentos acerca da inclusão na Rede Municipal de ... -
Lembranças de infâncias : narrativas entrelaçando espaços-tempos na cidade de Antônio Prado
Stimamiglio, Neusa Maria Roveda (2005) [Dissertação]Este trabalho investigativo é a tentativa de mostrar como se constituíram as infâncias nos primeiros sessenta anos do século XX, na cidade de Antônio Prado-RS. A pesquisa consta de 18 informantes que relataram suas vivências ... -
“Mas os bebês fazem o quê no berçário, heim?” : documentando ações de comunicação, autonomia e saber-fazer de crianças de 6 a 14 meses em contextos de vida coletiva
Fochi, Paulo Sergio (2013) [Dissertação]Este estudo se ocupou em investigar sobre quais ações dos bebês com idade entre 06 e 14 meses emergiam de suas experiências com o mundo em contextos de vida coletiva. A partir desta pergunta, também se procurou discutir ... -
Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil
Martins Filho, Altino José (2013) [Tese]A presente tese consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada em uma instituição de educação infantil localizada em um município situado na região da Grande Florianópolis/SC, no decorrer do ano de 2010. ... -
Para além do ou "isto" ou "aquilo" : os sentidos da educação das crianças pequenas a partir das lógicas de seus contextos familiares
Albuquerque, Simone Santos de (2009) [Tese]Esta tese é o resultado do processo de pesquisa com seis contextos familiares integrantes de um bairro da periferia urbana do município de Rio Grande/RS, tendo como foco de análise "compreender como alguns grupos de famílias ... -
Pára quieto menino, presta atenção!! proposições para um outro olhar sobre o corpo atendo
Mayer, Valéria Neves Kroeff (2007) [Dissertação]Nos dias atuais, uma atenção que não seja seletiva, focal, sustentada e voluntária é tratada como desatenção. Neste contexto, a hipercinesia do corpo é entendida, muitas vezes, como um sintoma passível de medicalização. ... -
A participação infantil nos processos de gestão na escola da primeira infância
Isaia, Clarice Veríssimo (2007) [Dissertação]Essa dissertação aborda a participação infantil nos processos de gestão na escola da primeira infância, propondo como objetivo de pesquisa analisar situações de participação das crianças na gestão escolar e possibilidades ... -
O planejamento no enfoque emergente : uma experiência no 1° ano do ensino fundamental de nove anos
Silva, Jacqueline Silva da (2011) [Dissertação]Esta tese aborda a temática do planejamento voltado ao enfoque emergente, propondo como objetivo de pesquisa a investigação da prática pedagógica de uma professora, discriminando, nas ações realizadas no exercício da sua ... -
Práticas pedagógicas para infâncias no/do campo : experiências de uma escola em interlocução com crianças e famílias
Boito, Crisliane (2017) [Dissertação]Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como objetivo compreender quais especificidades das práticas pedagógicas caracterizam uma escola no campo como do campo. Para tanto, foram ... -
O privilégio de estar com as crianças : o currículo das infâncias
Trois, Loide Pereira (2012) [Tese]Esta tese investigou sobre como aconteceu a participação das crianças na escola, quais as marcas que registraram e produziram no currículo. O conceito de Infância como outro proposto por Larrosa (2010) constituiu o modo ... -
Processo de formação docente das educadoras leigas de creches comunitárias
Valduga, Denise Arina Francisco (2005) [Dissertação]A presente dissertação intitulada Processo de Formação Docente das Educadoras Leigas de Creches Comunitárias tem como objetivo analisar como ocorre a construção identitária de professora pelas educadoras leigas atuantes ... -
Os processos de socialização entre os bebês e os bebês e adultos no contexto da Educação Infantil
Pereira, Rachel Freitas (2015) [Tese]A presente tese centrou-se na compreensão dos processos de socializ(ação) vividos por nove bebês, com quatro meses a um ano e meio de idade, e três educadoras em uma Escola de Educação Infantil do Rio Grande do Sul. Busquei, ... -
O protagonismo das crianças na escola de educação infantil : princípios, abordagem e sustentação
Vasconcelos, Queila Almeida (2021) [Tese]Esta tese relata a investigação sobre o protagonismo das crianças na escola de Educação Infantil. A pesquisa parte da hipótese de que a escuta e a participação das crianças, não apenas episódicas (na roda de conversa, na ... -
“Quem é grande é que sabe alguma coisa, mas quem é pequeno é que sabe coisa nova todo dia” : as versões das crianças sobre aprender na pré-escola
Kremer, Claines (2019) [Dissertação]Esta pesquisa, de caráter interpretativo, discute as aprendizagens das crianças em sua última etapa da Educação Infantil e tem, como objetivo, compreender como as crianças da pré-escola constroem e compartilham sentidos ... -
Retratos da infância na cidade de Porto Alegre
Müller, Fernanda (2007) [Tese]Retratos da Infância na Cidade de Porto Alegre é um estudo sustentado por um referencial interdisciplinar e analisa o entendimento das crianças sobre a cidade que habitam. A partir de uma perspectiva metodológica de ... -
O tempo no cotidiano da creche : desafios e possibilidades
Spat, Vanessa da Silva Rocha de Quadros (2019) [Dissertação]A presente pesquisa busca investigar a “categoria pedagógica” do tempo (BARBOSA, 2006) na creche. A questão central deste trabalho será compreender os modos de organização do tempo na escola e como as crianças e adultos o ...