Listar Educación por autor "Schäffer, Margareth"
Mostrando ítems 1-20 de 22
-
Ação gráfica : a representação como experiência simbólica e cognitiva
Comerlato, Denise Maria (2005) [Tesis]Esta pesquisa busca ampliar a compreensão dos processos de aprendizagem de jovens e adultos em escolarização inicial, especialmente no que diz respeito à ação gráfica – enquanto experiência de uso e de manipulação dos ... -
Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
Nogueira, Gabriela Medeiros (2001) [Tesis de maestría]A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a ... -
A aprendizagem na educação de jovens e adultos : "o tempo fora dos eixos"
Fontebasso, Maria Rosa (2002) [Tesis]O presente trabalho apresenta inicialmente algumas conexões transversais nos tempos de vida da investigadora, preliminares à investigação. A partir dessas conexões, foram produzidas as questões que motivaram a elaboração ... -
Cartografias do social : estratégias de produção do conhecimento
Silva, Rosane Azevedo Neves da (2001) [Tesis]A partir de uma "desnaturalização" dos conceitos de indivíduo e de social, situar as condições de possibilidade para a invenção de uma psicologia social, mostrando que a constituição deste campo de saberes e práticas reforça ... -
A concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educação
Nodari, Lala Catarina Lenzi (2007) [Tesis]O conceito de desenvolvimento a partir da ótica da Epistemologia Genética de Jean Piaget é o tema central deste trabalho. Iniciamos o estudo pelo processo de constituição da pesquisa até chegar à definição do tema. O assunto ... -
A construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental
Bolzan, Dóris Pires Vargas (2001) [Tesis]O cerne desta investigação diz respeito à construção do conhecimento pedagógico compartilhado através de narrativas de professoras. Assim, é fundamental compreender o papel do professor, seus pensamentos e decisões, suas ... -
A Denegação do mestre: os discursos da dominação e o mal-estar contemporâneo
Bueno, Cleuza Maria de Oliveira (2011) [Tesis]A presente tese propõe que há hoje uma denegação do Mestre, quando a mestria é mais do que nunca reafirmada no laço social capitalista dominante, produzindo um modo singular de mal-estar, apesar do apagamento de figuras ... -
Educar não é 'preciso' : ato educativo e eficácia simbólica no contexto da educação escolar
Port, Ilvo Fernando (2010) [Tesis]O clássico conceito de “eficácia simbólica” de Claude Lèvi-Strauss auxilia na interpretação das formulações de Sigmund Freud e Jacques Lacan acerca do processo humanizante de simbolização, em que, a partir da função ... -
Entre-as-linhas da escola : possibilidades de circulação da palavra
Barros, Jane Fischer (2010) [Tesis]O tema central desta Tese é a problematização dos modos de circulação da palavra na escola. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se teoricamente na Psicanálise freudo-lacaniana, basicamente afirmando que a palavra é a revelação ... -
Escolas : espaço de fabricação de imagens : pátho(s)logias do olhar na relação professor-aluno
Brauner, Maira Fabiana (2003) [Tesis]O processo de ensino e de aprendizagem funda-se numa relação escópica e especular estabelecida entre professor-aluno, da qual resultam a construção/consti-tuição de imagens. Estas, por sua vez, entendidas como processo e ... -
Inclusão no ensino superior : itinerários de vida de acadêmicos com necessidade educionais especiais
Momberger, Moana Meinhardt (2007) [Tesis de maestría]A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como os sujeitos com necessidades educacionais especiais vêem e percebem os movimentos em prol da educação inclusiva, bem como identificar quais suas perspectivas ... -
A instância da letra na leitura : o transbordamento da subjetivação psicótica no texto
Milmann, Elaine (2003) [Tesis de maestría]O trabalho intitulado A instância da letra na leitura: o transbordamento da subjetivação psicótica no texto pretende investigar a singularidade de crianças em estruturação psicótica em relação à sua leitura. As questões ... -
Malditos : estava escrito ou como escrever?
Viola, Carolina Gubert (2011) [Tesis de maestría]A presente dissertação tem por objetivo pesquisar alguns efeitos da incidência de maldizeres no aprendizado da leitura e da escrita. Para tanto, o método escolhido foi a análise de um caso clínico, realizado durante um ... -
Processos de singularidade e diferença no ato educativo : um trabalho a partir do ensino-aprendizagem de filosofia no ensino médio
Benetti, Cláudia Cisiane (2003) [Tesis]Este trabalho se insere em um contexto de problematização acerca do ensino-aprendizagem de filosofia no ensino médio, buscando apreender as dificuldades que constituem o ato de ensinar/aprender filosofia para adolescentes ... -
A produção de cultura e subjetividade no entre-lugares da escrita das crianças em processo de alfabetização
Zasso, Silvana Maria Belle (2008) [Tesis]Este trabalho tem a escrita por tema de estudo. Investigamos a escrita de crianças em processo de alfabetização com o propósito de defender que o ato de escrever produz cultura e subjetividade e é marcado pela singularidade ... -
A produção de sentido nas histórias... matemáticas
Barros, Jane Fischer (2004) [Tesis de maestría]A dissertação problematiza a questão da dificuldade na aprendizagem das matemáticas a partir do ponto de vista subjetivo do aluno. Têm-se como hipótese que as dificuldades apresentam-se devido à impossibilidade de construção ... -
A produção escrita de sujeitos em estruturação psíquica singular : para além das letras
Rodrigues, Fátima Lucília Vidal (2003) [Tesis de maestría]É importante salientar que o espaço escolar é essencialmente de aprendizagem e nele as preocupações giram em torno da forma como os alunos constróem sua escrita, sua leitura, seu pensamento lógico-matemático, entre outros. ... -
A questão do tempo nas aprendizagens dos educadores da escola cidadã
Kopzinski, Sandra Difini (2002) [Tesis de maestría]A compreensão dos processos de construção do conhecimento estão presentes nas diversas abordagens sobre o ato de ensinar e aprender. Esse movimento dinâmico, que é estabelecido entre educadores e educandos, é permeado por ... -
A relação educadora – bebê: laços possíveis
Dias, Ivy de Souza (2010) [Tesis de maestría]Trata-se de uma pesquisa, que se situa na articulação entre psicanálise e educação, sustentada pelo viés da abordagem freudo-lacaniana. Este estudo visa problematizar o lugar que a educadora ocupa na relação com o bebê no ... -
Residência integrada em saúde : a torção do discurso universitário na cena de formação do profissional em saúde
Medeiros, Roberto Henrique Amorim de (2011) [Tesis]A Residência Integrada em Saúde (RIS) é um dispositivo pedagógico-clínico-políticoburocrático que movimenta o debate acerca da atenção à saúde no país e, por conseguinte, o pensamento em torno dos impasses e enigmas da ...