Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorSlongo, Marcelo Izidoropt_BR
dc.date.accessioned2012-09-01T01:37:19Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54874pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir o relato de uma atividade pedagógica envolvendo a contextualização no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na maioria das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática sempre foi comentado que a experiência de vida dos estudantes de EJA é uma característica marcante desses alunos, pois sabemos que na EJA os estudantes possuem vivências profissionais e pessoais. Procurou-se verificar na prática, utilizando a contextualização de porcentagem, o quanto a experiência de vida pode auxiliar no aprendizado desse conteúdo, buscando realizar atividades de interesse dos educandos. As atividades consistiram em abordagens de assuntos solicitados pelos próprios alunos e por assuntos considerados atuais que poderiam ser de interesse da turma. A experiência mostrou que a contextualização pode ser uma alternativa de ensino de matemática para turmas de EJA.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph presents and discusses the report of an educational activity involving contextualization in mathematics teachin in Youth and Adults Education (EJA). In pre-service Mathematics teachers education it has always been remarked that the life experience of students in adult education is a hallmark of those students. We sought to verify in practice, using the context of percentage, how much life experience can assist in learning that content, trying to carry out activities of interest to students. Experience has shown that contextualization can be an alternative for math teaching math in adult education classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectContextualizationen
dc.subjectYouth and adults educationen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.titleA contextualização da porcentagem na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000856379pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem