Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemas
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho, me proponho a pesquisar sobre como a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) influencia na avaliação em sala de aula. O foco do estudo é a questão da avaliação e resolução de problemas, visto serem dois assuntos de fundamental importância para quem está se formando como professor de Matemática. Foram analisadas questões da segunda fase da OBMEP, bem como uma pauta de correção, além da realização de entrevistas com professores, com o objeti ...
Neste trabalho, me proponho a pesquisar sobre como a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) influencia na avaliação em sala de aula. O foco do estudo é a questão da avaliação e resolução de problemas, visto serem dois assuntos de fundamental importância para quem está se formando como professor de Matemática. Foram analisadas questões da segunda fase da OBMEP, bem como uma pauta de correção, além da realização de entrevistas com professores, com o objetivo de coletar e analisar dados sobre a opinião destes professores a respeito da OBMEP, da avaliação e da resolução de problemas. ...
Abstract
This work aims at researching the influence on classroom evaluation after teachers participation at Brazilian Public Schools Mathematical Olympiad (OBMEP). Two points are focused in this research: evaluation and problems resolution because these are subjects of essential importance for those who are graduating as a mathematic teacher. OBMEP second phase questions as well as a correction topic were analyzed, including some interviews with these teachers in order to collect and analyze data about ...
This work aims at researching the influence on classroom evaluation after teachers participation at Brazilian Public Schools Mathematical Olympiad (OBMEP). Two points are focused in this research: evaluation and problems resolution because these are subjects of essential importance for those who are graduating as a mathematic teacher. OBMEP second phase questions as well as a correction topic were analyzed, including some interviews with these teachers in order to collect and analyze data about their opinion about OBMEP itself as well as evaluation and problems resolution. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License