A educação como possibilidade de permanência do jovem no campo
dc.contributor.advisor | Tonin, Cléia Margarete Macedo da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Jacques, Mariele Magalhães | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-08-28T01:39:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/54608 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nestes anos de estudo percebi que o futuro dos pequenos produtores no meio rural depende muito da permanência dos jovens (filhos, netos, etc) no campo, mas por vários motivos os jovens estão migrando para a zona urbana. Portanto o presente trabalho foi desenvolvido para observar se a educação pode influenciar na permanência dos jovens no meio rural. Este estudo é realizado no município de Quaraí/RS e tem como campo de pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Tubino localizado na zona rural deste município. No decorrer do trabalho utilizei a pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, onde realizei entrevistas com alunos e professores desta escola. Neste trabalho o êxodo rural tem destaque, assim como suas causas e consequências sociais, ambiental e econômico, que prejudicaram tanto a área rural como urbana do Brasil. | pt |
dc.description.abstract | In these years of study I realized that the future of small producers in rural areas depends largely on the permanence of young people (children, grandchildren, etc.) in the field, but for various reasons young people are migrating to urban areas. Therefore the present study was designed to see whether education can influence the persistence of rural youth. This study is conducted in the municipality of Quaraí /RS and its field of research E.M.E.F. John Tubino located in this rural county. During the study used qualitative research, exploratory and literature, which conducted interviews with students and teachers of this school. This work has highlighted the rural exodus, as well as its causes and consequences ofsocial, environmental and economic, which undermined both rural and urban area of Brazil. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Desenvolvimento rural | pt_BR |
dc.subject | Êxodo rural | pt_BR |
dc.subject | Youth | en |
dc.subject | Rural exodus | en |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.subject | Quaraí (RS) | pt_BR |
dc.title | A educação como possibilidade de permanência do jovem no campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Ramos, João Daniel Dorneles | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000854262 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License