Show simple item record

dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorCoral, Karolina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2012-08-21T01:35:52Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54277pt_BR
dc.description.abstractAnalisa as atividades de Marketing, voltadas ao público infantil, desenvolvidas por bibliotecas escolares de Porto Alegre. Apresenta um breve histórico da educação e da biblioteca escolar, assim como sua situação atual. Aborda conceitos relacionados ao Marketing aplicado a bibliotecas escolares. Consiste em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo são bibliotecas de escolas de Porto Alegre que atendem educação infantil e possuem bibliotecários em seus quadros. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: entrevista semiestruturada, observações e análise documental. A análise dos dados se deu à luz do referencial teórico. Constatou-se que as bibliotecas estudadas dão ênfase à questão da leitura e da literatura. Verificou-se que, diversas ações de Marketing são desenvolvidas diariamente pelas bibliotecas pesquisadas e que, no que diz respeito ao público infantil, essas atividades atingem seus objetivos. Concluiu que se manter inserida no contexto escolar é fundamental para o êxito das bibliotecas. Recomenda estudos do tipo nas escolas públicas de Porto Alegre e com faixas etárias variadas.pt_BR
dc.description.abstractAnaliza las actividades de Marketing, orientadas para el público infantil, desarrolladas por bibliotecas escolares de Porto Alegre. Ofrece un breve histórico de la educación y de la biblioteca escolar, discurriendo sobre su situación actual. Aborda conceptos relacionados al Marketing aplicado a las bibliotecas escolares. Incide en una pesquisa de exploración con abordaje cualitativa. Son objeto de estudio bibliotecas escolares de Porto Alegre orientadas a la educación infantil y que poseen bibliotecarios en sus equipos de trabajo. Los instrumentos utilizados para recolección de datos fueron: entrevista semi estructurada, observaciones y análisis documental. El análisis de los datos fue realizado conforme la referencia teórica elegida. Constata que las bibliotecas pesquisadas dan énfasis a cuestiones de lectura y de literatura. Verifica que fueron desarrolladas diariamente diversas acciones de Marketing por parte de las bibliotecas y que, tratándose del público infantil, dichas actividades cumplieron con su objetivo. Comprueba que mantenerse arraigada en el contexto escolar es fundamental para el éxito de las bibliotecas. Recomienda estudios similares en las escuelas públicas de Porto Alegre con alumnos de diferentes edades.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectMarketing infantiles
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleO marketing dando visibilidade à biblioteca escolar : um estudo de casospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000855791pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record