Qualidade de vida de professores do ensino fundamental : uma perspectiva para a promoção da saúde do trabalhador
dc.contributor.author | Rocha, Vera Maria da | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Marcos Henrique | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-07-20T01:34:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0047-2085 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/52977 | pt_BR |
dc.description.abstract | A qualidade de vida é um importante aspecto a ser considerado na promoção de saúde dos professores, sobre os quais vêm sendo atribuídas diversas funções no cotidiano de suas atividades de trabalho. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida dos professores do ensino fundamental do município de Jequié-BA. Método: A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória constituída por 91 professores que responderam o questionário genérico de avaliação da qualidade de vida (SF-36). O questionário analisa oito domínios relativos à qualidade de vida. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, com determinação de médias, freqüências e desvio-padrão. Resultados: Todos os domínios do SF-36 apresentaram-se prejudicados com destaque para vitalidade (46,26) e dor (53), como os de menor escore, e capacidade funcional (65,71) e limitação por aspectos emocionais (62,63), como os de maior escore. Conclusão: A qualidade de vida da população estudada encontra-se comprometida, o que pode repercutir no estado de saúde de tais indivíduos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quality of life is an important aspect of teacher health, since many tasks have been assigned to them as part of their daily work routine. Objetive: To evaluate the quality of life of elementary school teachers in the city of Jequié, Brazil. Methods: The research was carried out with a random sample consisting of 91 teachers who had responded to the generic (SF-36) quality of life questionnaire, which analyzes eight domains related to quality of life. Descriptive statistics were used to analyze the data, which were expressed in means, frequency and standard deviation. Results: All the areas of the SF-36 were compromised. The lowest scores were obtained for vitality (46.26) and pain (53), whereas and functional capacity (65.71) and emotionally-related limitations (62.63) recorded the highest values. Conclusion: The quality of life of this population was low, which may be influencing the health status of these individuals. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Rio de Janeiro. Vol. 57, no. 1 (jan./mar.2008), p. 23-27 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Teacher | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Elementary education | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Quality of life | en |
dc.title | Qualidade de vida de professores do ensino fundamental : uma perspectiva para a promoção da saúde do trabalhador | pt_BR |
dc.title.alternative | Quality of life elementary school teachers : a perspective for health promotion of worker | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000735243 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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