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dc.contributor.authorRocha, Vera Maria dapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Marcos Henriquept_BR
dc.date.accessioned2012-07-20T01:34:19Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0047-2085pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/52977pt_BR
dc.description.abstractA qualidade de vida é um importante aspecto a ser considerado na promoção de saúde dos professores, sobre os quais vêm sendo atribuídas diversas funções no cotidiano de suas atividades de trabalho. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida dos professores do ensino fundamental do município de Jequié-BA. Método: A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória constituída por 91 professores que responderam o questionário genérico de avaliação da qualidade de vida (SF-36). O questionário analisa oito domínios relativos à qualidade de vida. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, com determinação de médias, freqüências e desvio-padrão. Resultados: Todos os domínios do SF-36 apresentaram-se prejudicados com destaque para vitalidade (46,26) e dor (53), como os de menor escore, e capacidade funcional (65,71) e limitação por aspectos emocionais (62,63), como os de maior escore. Conclusão: A qualidade de vida da população estudada encontra-se comprometida, o que pode repercutir no estado de saúde de tais indivíduos.pt_BR
dc.description.abstractQuality of life is an important aspect of teacher health, since many tasks have been assigned to them as part of their daily work routine. Objetive: To evaluate the quality of life of elementary school teachers in the city of Jequié, Brazil. Methods: The research was carried out with a random sample consisting of 91 teachers who had responded to the generic (SF-36) quality of life questionnaire, which analyzes eight domains related to quality of life. Descriptive statistics were used to analyze the data, which were expressed in means, frequency and standard deviation. Results: All the areas of the SF-36 were compromised. The lowest scores were obtained for vitality (46.26) and pain (53), whereas and functional capacity (65.71) and emotionally-related limitations (62.63) recorded the highest values. Conclusion: The quality of life of this population was low, which may be influencing the health status of these individuals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJornal Brasileiro de Psiquiatria. Rio de Janeiro. Vol. 57, no. 1 (jan./mar.2008), p. 23-27pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectQuality of lifeen
dc.titleQualidade de vida de professores do ensino fundamental : uma perspectiva para a promoção da saúde do trabalhadorpt_BR
dc.title.alternativeQuality of life elementary school teachers : a perspective for health promotion of workeren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000735243pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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