Ler o mundo, compreender a palavra : ambiente alfabetizador como espaço de construções sociocognitivas
dc.contributor.advisor | Aragón de Nevado, Rosane | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferronatto, Sônia Inês | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:42:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/5077 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda as construções sociocognitivas de sujeitos adultos durante o processo de alfabetização, em ambiente alfabetizador, entendido como espaço físico e social que promove interações. A proposta pedagógica desenvolvida buscou aliar tecnologia e alfabetização como desencadeadores de aprendizagem dos sujeitos. Nesse sentido, o conceito de alfabetização equivale ao conceito de letramento, porque busca aproximar os sujeitos do mundo no qual estão inseridos, podendo assim moverem-se numa sociedade letrada e permeada por tecnologias. Os fundamentos teóricos que respaldam as análises dos dados encontram-se na proposta freireana de alfabetização de adultos, assumida pelo Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, que concebe o ato educativo como resultante do diálogo estabelecido entre os sujeitos portadores de conhecimento. Referenda também nosso estudo a concepção piagetiana de construção de conhecimento voltada, principalmente, para os Estados de Tomada de Consciência como reveladores dos movimentos cognitivos dos sujeitos. Funda-se à teoria de Piaget, o exposto por Freire quanto à passagem da consciência intransitiva para a conscientização. Na perspectiva dos autores, são analisadas as falas e posturas dos sujeitos frente ao mundo, tendo como parâmetro temporal o ponto de vista revelado na incursão e no distanciamento do Mova. O laboratório de informática, onde se desenvolveu boa parte da pesquisa, constitui a primeira experiência para todos os sujeitos estudados, o que consiste numa fonte em potencial de desequilíbrios que forçam o sujeito à mobilização de suas estruturas cognitivas. A permanência e as intervenções ocorridas no ambiente alfabetizador possibilitam que os mesmos ultrapassem a condição do fazer mecanizado e avancem para um fazer mais reflexivo, extensivo inclusive a outros contextos que integram. A pesquisa valida a aproximação entre tecnologia e alfabetização de adultos, enfatizando que esse campo é rico em possibilidades pedagógicas geradoras de aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 | pt_BR |
dc.subject | Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Tomada de consciência | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de informática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Ler o mundo, compreender a palavra : ambiente alfabetizador como espaço de construções sociocognitivas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000509662 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)