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dc.contributor.advisorVeit, Maria Helena Deganipt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Helen Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:42:08Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/5067pt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisa oito dimensões do currículo, da prática pedagógica e da avaliação, no ano letivo de 2004, em duas turmas de alfabetização de escolas públicas de Porto Alegre – uma Estadual e outra Municipal. O processo de alfabetização numa escola organizada por Séries é comparado com o realizado na escola organizada por Ciclos de Formação. Os resultados encontrados nestas duas práticas são comparados com os resultados obtidos numa prática de alfabetização investigada em 1984 (Veit, 1990), na mesma Escola Estadual. Esta investigação foi baseada na teoria do sociólogo Basil Bernstein (1996, 1998) e inspirada nas definições operacionais de uma pesquisa realizada em Lisboa por Morais et al. (1993). A comparação entre os três contextos educacionais apresentou diferenças acentuadas entre as ideologias de um e de outro sistema de ensino, sendo possível distinguir, na Escola Estadual, uma modalidade de Pedagogia Visível e, na Escola Municipal, uma Pedagogia Invisível.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes eight dimensions of the curriculum, of the pedagogic practice and of the evaluation, in the school year of 2004, in two groups of literacy in Porto Alegre public schools’ - a State one and a Municipal one. The literacy process in one school system by “Series” is compared with one school organized by “Ciclos de Formação”. The results found in these two practices are compared with the results obtained in a literacy practice investigated in 1984 (Veit, 1990), in the same State School. This investigation was based upon sociologist Basil Bernstein's theory (1996, 1998) and inspired in the operational definitions of a research accomplished in Lisbon by Morais et al. (1993). The comparison among the three educational contexts presented strong differences between the ideologies of an and of the two different educational systems, being possible to distinguish, in the State School, a modality of Visible Pedagogy and, in the Municipal School, an Invisible Pedagogy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectBernstein, Basil, 1924-2000pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPublic institutionsen
dc.subjectBasil Bernsteinen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino por ciclospt_BR
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectSérie escolarpt_BR
dc.subjectEnsino público estadualpt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleUma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000509402pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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