Currículo-nômade : sobrevôos de bruxas e travessias de piratas
dc.contributor.advisor | Corazza, Sandra Mara | pt_BR |
dc.contributor.author | Kroef, Ada Beatriz Gallicchio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:41:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/4994 | pt_BR |
dc.description.abstract | O currículo-nômade é produzido no acontecendo. Ele escapa do planejamento e do controle. Seus percursos são marcados por esta cartografia, uma geografia curricular, que indica alguns movimentos de desterritorialização e reterritorialização, assinalando os devires do conceito currículo - nômade e programa - com outros conceitos. Estes movimentos são disparados pelos bonecos de pano, inventados em uma Escola Municipal Infantil na periferia de Porto Alegre. Os bonecos, Bruxela e Roberto, passam de arranjamentos maquínicos a personagens conceituais, traçando um plano de imanência e criando conceitos. Os conceitos avizinham-se e se atualizam nas redes de relações de forças, conectando bruxa, bruxaria, pirata e pirataria a diferentes elementos que os compõem. Os personagens conceituais deslizam para outros planos: de composição, transformando-se em figuras estéticas; e de referência, tornando-se observadores parciais. A educação é tratada como um plano de imanência, uma máquina diagramática, cujos traços atravessam outras máquinas. Neste plano, a Educação Infantil institui uma organização, conformando um organismo. Os traços diagramáticos, também, perpassam os eixos de significação e de subjetivação, constituindo um rosto que se desfaz em uma paisagem. As trajetórias da Bruxela e do Roberto indicam possibilidades de afirmar uma não-filosofia, no sentido de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Seus deslocamentos produzem um exercício de vida, uma experimentação em que crianças, professoras, monitoras e famílias filosofam. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Deleuze, Gilles 1925-1995. | pt_BR |
dc.subject | Guattari, Felix 1930-1992. | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Imanência | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.title | Currículo-nômade : sobrevôos de bruxas e travessias de piratas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000418274 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2003 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Ciências Humanas (7666)Educação (2575)