Show simple item record

dc.contributor.authorVeronese, Andréa Márianpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa dept_BR
dc.date.accessioned2012-06-09T01:35:57Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0102-311Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49529pt_BR
dc.description.abstractEsta nota resulta de uma pesquisa qualitativa realizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, com o objetivo de explorar o fenômeno “risco do acidente de trânsito” na perspectiva de moto-boys. O estudo foi embasado nas teorias sociológicas sobre risco, em especial, as que enfatizam o caráter sócio-cultural dos seus significados. As informações foram coletadas por meio de grupos focais e analisadas seguindo os passos da Teoria Fundamentada nos Dados. Segundo os moto-boys, os riscos do acidente de trânsito são inerentes ao cotidiano de trabalho e produzidos por interesses pessoais e sociais, no sentido das demandas por dinheiro, velocidade e urgência. Os moto-boys tentam controlar esses riscos utilizando estratégias de autocuidado. Considerando a alta incidência de acidentes de trânsito envolvendo moto-boys em Porto Alegre, parece que tais estratégias têm sido pouco eficazes. A nota argumenta que os acidentes de trânsito envolvendo moto-boys são acidentes de trabalho e, portanto, as ações de promoção da saúde que investem na sua prevenção precisam extrapolar o grupo de indivíduos que pilotam as motocicletas, sendo dirigidas também a clientes e patrões de serviços de telentrega.pt_BR
dc.description.abstractThis research note is the result of a qualitative study in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, aimed at exploring traffic accident risk from the motorcycle couriers’ point of view. The research results highlight the importance of accident prevention and health promotion for these workers. The study was based on sociological theories of risk, especially those emphasizing the social and cultural nature of its meanings. Information was gathered through focus groups and analyzed according to the Data-Based Theory. According to the research subjects, all motorcycle couriers, the traffic accident risk is inherent to their daily work duties and is produced by personal and social interests like money, speed, and urgency. Motorcycle couriers attempt to control such risks by using self-defense strategies. Considering the high incidence of traffic accidents with motorcycle couriers in Porto Alegre, these strategies have apparently not been effective. This note emphasizes that traffic accidents involving motorcycle couriers are work-related accidents, and that health promotion measures to prevent them should target not only the couriers themselves but also their employers and customers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 22, n. 12 (dez. 2006), p. 2717-2721pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTraffic accidentsen
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectOccupational accidentsen
dc.subjectAcidentes de trabalhopt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectMotorcyclesen
dc.subjectHealth promotionen
dc.titleOs riscos dos acidentes de trânsito na perspectiva dos moto-boys : subsídios para a promoção da saúdept_BR
dc.title.alternativeTraffic accidents from the motorcycle couriers' perspective : feedback for health promotionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000564692pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record