Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.contributor.authorVieira, Maristela Compagnonipt_BR
dc.date.accessioned2012-06-02T01:34:20Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49358pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisou o processo de apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação por idosos, focalizando seus aspectos histórico-culturais e motivacionais em relação às tecnologias. A população analisada foi composta por seis sujeitos, com idades entre 62 e 82 anos, de gênero, situação histórico-cultural e motivação diversos. O processo envolveu duas etapas: na primeira delas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para evidenciar aspectos histórico-culturais e motivacionais; a segunda etapa consistiu em um curso de informática básica, com duração de 40 horas, no qual foram desenvolvidas estratégias de mediação que permitiram analisar o processo de apropriação da tecnologia pelos sujeitos, bem como relacionar a qualidade das apropriações com dados referentes ao contexto histórico-cultural e motivacional dos mesmos. Os resultados demonstram associação entre o perfil/status histórico-cultural e a qualidade do desempenho e apropriação dos sujeitos com relação às tecnologias digitais. A motivação apresentada pelos sujeitos sugere ainda que a procura por meios digitais tenha finalidades amplamente sociais, dirigidas à relação com o outro. Os resultados oferecem também elementos que podem ser considerados indicadores de metodologias para promoção e avaliação de cursos de informática para sujeitos idosos, com base nos aspectos analisados e inferidos a partir do estudo em questão, e da revisão bibliográfica realizada para levantamento do estado da arte na área.pt_BR
dc.description.abstractThe study analysed the process of appropriation about tecnologies of information and communication taken by elderly which focus on social, motivating, and historical aspects due to tecnologies.The analysed population was formed by six people between 62 and 82 years old from different genders, cultural and historical situations and motivations. The process involved 2 parts : in the first one, interviews were done to show cultural, historical and motivating aspects, and in the sedond one it was offered a forty-hour computer science course which stragegies were developed in order to analyse the process of appropriation of the tecnology by elderly. It was also possible to relate the quality of the appropriation with data related to people´s cultural and historical contexts. The results show an association between the historical profile / status and quality of performance and ownership of subjects related to digital technologies.The motivation given by the subjects also suggests that the demand for digital media has largely social purpose, directed to the relationship with the other. The results also offer elements that can be considered in order to indicate methodologies to promote and to evaluate the computer science courses for elderly. All these are based on such aspects of this study and the bibliography used to develop this essay.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElderlyen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectSocial inclusionen
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectDigital tecnologiesen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectTecnologies of information and communicationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleO velho e o novo : caminhos para entender a relação dos idosos com as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000836307pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples