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dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorBon, Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2012-06-02T01:34:19Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49357pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação pretende compreender melhor o papel do mediador e sua inserção no sistema discursivo de uma exposição de arte, trazendo (apresentando) uma reflexão pontual acerca dos regimes de interação e sentido presentes em seu próprio discurso. Nessa perspectiva, adota-se como referencial a teoria sociossemiótica, em especial os regimes de interação propostos por Landowski (2004; 2009). Para tanto, foram entrevistados os mediadores e coordenadores das duas principais instituições que desenvolvem a prática da mediação de forma profissional na cidade de Porto Alegre, o Museu Iberê Camargo e o Santander Cultural,. Os depoimentos, os quais constituem o corpus de análise desta pesquisa, foram coletados por meio do método de grupo focal, que consiste em uma abordagem da pesquisa qualitativa que procura debater um tema proposto pelo pesquisador responsável pela investigação. Os resultados obtidos a partir da análise das entrevistas apresentam um panorama da situação profissional de uma atividade em desenvolvimento e mostram como se dão as relações de interação e sentido das práticas de mediação inseridas nos múltiplos discursos de uma exposição.pt_BR
dc.description.abstractCette thèse se propose à mieux comprendre le rôle du médiateur et son insertion dans le système discursif d'une exposition d'art en faisant une réflexion ponctuel sur les régimes d'interaction et de sens présents dans son propre discours. Dans cette perspective, on a utilisé le référenciel théorique de la sociossemiotique, en particulier les régimes d'interaction proposés par Landowski (2004, 2009). Pour atteindre ce but, on a fait des entrevues avec les médiateurs et les coordonnateurs des deux principales institutions qui développent professionnelment la pratique de la médiation à Porto Alegre, le Museu Iberê Camargo et le Santander Cultural . Les déclarations, qui constituent le corpus d'analyse de cette recherche, ont été recueillies par la méthode des groupes de discussion. C’est une méthodede recherche qualitative qui se propose à discuter le sujet suggéré par le chercheur responsable de l'enquête. Les résultats obtenus d’après l'analyse des entrevues présentent la situation d'une activité qui est en train de se développer professionnelment et montrent les relations d’interaction et le sens des pratiques de médiation, intégrées dans les discours multiples d'une exposition.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectL'éducation artistiquefr
dc.subjectMuseu de artept_BR
dc.subjectMédiation professionnelle dans les musées d'artfr
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectRégimes d'interactionfr
dc.subjectSantander Culturalfr
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectMuseu Iberê Camargofr
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.titleMediação profissional em instituições museais de porto alegre : interações discursivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000836303pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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