Propostas de atividades experimentais em livros didáticos de biologia
dc.contributor.advisor | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Thayná Mendes de Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-05-26T01:36:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/49249 | pt_BR |
dc.description.abstract | Propostas de atividades experimentais são consideradas por vários autores como ferramentas-chave a serem incluídas nas rotinas das salas de aula por professores que buscam melhorar a qualidade do Ensino de Ciências. Visto que essas atividades são utilizadas para complementar o que está sendo estudado e valorizar a autonomia dos estudantes, tornando-os sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, apesar das evidentes vantagens da inclusão dessas propostas pedagógicas no cotidiano das escolas, percebe-se a existência de certa resistência dos professores quanto à aplicação da experimentação. Os motivos para essa dificuldade são vários, como falta de infra-estrutura na escola, formação de insuficiente, entre outros. Visto que muitas vezes o livro didático é o único recurso de diversas escolas, seria importante que os autores desses livros pudessem propor atividades experimentais, para que o professor tivesse maiores possibilidade de concretizá-las durante suas aulas. O objetivo desse trabalho foi identificar a existência de propostas de atividades experimentais em livros didáticos de Biologia e de analisá-las quanto a sua estruturação e qualidade. Foram feitos quadros de comparação entre as atividades encontradas e concluiu-se primeiramente, que a quantidade de experimentos é muito pequena, pois as mesmas foram encontradas em apenas um dos livros analisados. Além disso, essas atividades, infelizmente, não costumam apresentar objetivos claros, estimular a elaboração de previsões e hipóteses explicativas, nem tampouco conduzir à compreensão dos procedimentos, o que as coloca em segundo plano entre os conteúdos do livro didático. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Livros didaticos | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | Propostas de atividades experimentais em livros didáticos de biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000835494 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1304)