Pareceres descritivos no Projeto Amora : o que estudantes e pais têm a dizer?
dc.contributor.advisor | Garcia, Rosane Nunes | pt_BR |
dc.contributor.author | Castilhos, Bruna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-05-26T01:36:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/49227 | pt_BR |
dc.description.abstract | A adoção de pareceres descritivos como instrumentos de avaliação é observada atualmente em algumas instituições de ensino. Segundo diferentes autores, este instrumento é mais qualificado para descrever os processos de aprendizado dos estudantes e para possibilitar intervenções a partir dos diagnósticos feitos. Porém, a de acordo com alguns autores, sua elaboração não é tarefa fácil e está sujeita a produzir relatos tão subjetivos e sem significado quanto as notas e conceitos. Este trabalho teve como objetivos: verificar os níveis de compreensão que pais e estudantes acreditam possuir do parecer descritivo elaborado pelos professores do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS; a aceitação das informações contidas nesse instrumento como justas e condizentes com a realidade; a preferência pelo instrumento atual ou pelo tradicional sistema de notas; o conteúdo do parecer no que diz respeito aos aspectos atitudinais, procedimentais e de desenvolvimento cognitivo do aluno. Nessa pesquisa foram utilizadas análises qualitativas de questionários direcionados aos pais e aos alunos e análises quantitativas dos pareceres descritivos elaborados pelos professores. Os resultados mostraram que o parecer descritivo tem grande aceitação por parte de pais e estudantes e que estes consideram entender todo ou quase todo seu conteúdo. Todavia, a maioria destes manifesta interesse na adoção dos dois instrumentos de avaliação em conjunto. A análise quantitativa dos pareceres mostrou que tanto as observações atitudinais e procedimentais como as referentes à parte cognitiva são abordadas em igual quantidade e que os responsáveis pelos alunos parecem se deter aos dois aspectos ao analisar o documento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Pareceres descritivos no Projeto Amora : o que estudantes e pais têm a dizer? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000829422 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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