ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades
dc.contributor.advisor | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.contributor.author | Medina, Roseclea Duarte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:39:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/4819 | pt_BR |
dc.description.abstract | Por várias décadas os computadores têm sido utilizados no processo educacional e nem sempre da forma correta. E existe uma forma correta? Não existe consenso, são muitas as tentativas e experiências com inúmeros resultados positivos e negativos. Sabe-se de antemão que um dos fatores que levam ao fracasso alguns ensaios é a mera transposição do material didático tradicional para o meio informatizado, sem alterações na metodologia nem na postura do professor e do aluno. A questão é como a tecnologia pode ser utilizada para favorecer uma Aprendizagem Significativa. Para possibilitar esta pesquisa foi desenvolvido o Laboratório Virtual ASTERIX, utilizado na disciplina de Redes de Computadores do Curso de Ciências da Computação/UFSM. Esse trabalho apresenta os resultados da utilização do laboratório virtual ASTERIX, a metodologia de utilização dos recursos tecnológicos envolvidos (realidade virtual, inteligência artificial e animações/simulações) e avaliação da utilização desse laboratório virtual. A teoria educacional que fundamentou a criação e a utilização do laboratório virtual foi a Aprendizagem Significativa de D. Ausubel e D. Jonassen. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Laboratório virtual | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Mapa conceitual | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Redes | pt_BR |
dc.subject | Computadores | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.title | ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Amoretti, Maria Suzana Marc | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000460485 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2004 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2573)Informática na Educação (322)