Informática na educação : a visão das professoras
dc.contributor.advisor | Vicari, Rosa Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Casas, Trazíbulo Henrique Pardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:39:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/4804 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo consiste em uma abordagem das significações da informática na prática profissional do professor, através de procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. A investigação é realizada em uma escola, apenas no turno matutino, e focaliza um grupo de cinco professoras do Ensino Fundamental (1º. e 2º. ciclos) de uma escola da rede pública municipal, em seu segundo ano de implementação de uma sala de informática em atividades do processo ensino-aprendizagem. Após a contextualização da pesquisa e apresentação dos dois campos de conhecimento que compõem o pano de fundo de nosso trabalho, Educação Matemática e Informática na Educação, procura-se estabelecer uma relação entre os discursos das docentes com textos teóricos que abordam formação de professores, sociedade informatizada e etnografia, sendo também levantadas algumas perspectivas da investigação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Informática na educação : a visão das professoras | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Cysneiros, Paulo Gileno | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000460293 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2003 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Multidisciplinary (2573)IT in Education (322)