Navegação Ensino de Matemática por Autor "Moellwald, Francisco Egger"
Resultados 1-9 de 9
-
Conversando com o livro didático : o que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?
Lima, Fernanda de Abreu (2019) [Dissertação]O texto desta dissertação constitui-se por meio de uma análise de livro didático. Buscamos no livro didático respostas à pergunta que movimenta a pesquisa: “O que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?”. ... -
Ensino de geometria nas séries iniciais em Minas do Leão : algumas reflexões
Kazanowski, Denise Vieira (2011) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é contribuir com a ampliação do ensino de geometria nas séries iniciais, em especial no município de Minas do Leão, bem como fomentar a discussão sobre o tema. Para tanto organizei um Grupo de ... -
Experiência e produção fotográfica gerando espaços para a criação de imagens a partir de noções geométricas em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública
Passos, Willi Gonçalves dos (2012) [Dissertação]Esta dissertação tem como origem o interesse na busca de conexões entre Matemática e Artes Visuais no estudo de conceitos geométricos. Ela centra seu foco na contribuição associada de recursos fotográficos e computacionais, ... -
Malba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores
Balladares, Betânia Lopes (2014) [Dissertação]Esta dissertação apresenta um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos (HQs), inspiradas em contos do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, e a exploração de conceitos matemáticos na leitura desses contos ... -
Matida : tempo e espaço de atenção no olhar-experiência de uma professora
Furlan, Marlise (2011) [Dissertação]O conhecimento e a primeira leitura das Notas sobre a experiência e o saber da experiência de Bondía (2002) geraram movimentos desencadeadores da produção desta dissertação, que trata de minha percepção dessa experiência, ... -
Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
Kettermann, Fernanda Michele (2017) [Dissertação]Esta dissertação constitui o relato de uma viagem em meu caminhar docente. Alia a experiência da prática docente com a experiência da escrita. Acompanham-me autores como Larrosa e Deleuze. Os objetivos desta dissertação ... -
Ressonâncias do aprender em Deleuze em um fazer docente a partir da exploração do conceito de fração em turmas do sexto ano do Ensino Fundamental
Silva, Wagner Rodrigues da (2017) [Dissertação]Aprender decorre da interpretação que cada pessoa faz do que está a sua volta e lhe emite signos. Este pressuposto norteou a construção deste texto, a partir de uma prática docente desenvolvida em duas turmas de estudantes ... -
Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática
Maliuk, Karina Disconsi (2009) [Dissertação]Neste estudo apresento minha experiência com robótica nas aulas de Matemática da EMEF José Mariano Beck, desenvolvida durante os anos de 2007 e 2008. Ofereço um panorama da robótica na sociedade atual e caracterizo os ... -
Vídeos e matemática na escola : uma decisão imprevisível
Collares, Bruno Marques (2018) [Dissertação]Esta dissertação discute a inserção do vídeo nas aulas de matemática. O planejamento e a realização de um conjunto de cinco oficinas sobre vídeos e matemática, com participação de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental ...