Browsing Teaching of Mathematics by Author "Doering, Luisa Rodriguez"
Now showing items 1-9 of 9
-
Argumentação, demonstração e práticas teatrais : uma proposta para a sala de aula do ensino fundamental
Silva, Érica Vitória Machado da (2023) [Dissertation]Este estudo consiste em uma pesquisa de caráter qualitativo a nível de mestrado, no qual investigamos em que medida os processos de argumentação e demonstração emergem em atividades mediadas com práticas teatrais, ... -
Campo aditivo no conjunto dos números inteiros : um estudo a partir da teoria dos campos conceituais
Beck, Miguel Melendo (2019) [Dissertation]O presente trabalho tem como tema central o ensino de Números Inteiros, no intuito de agregar, no âmbito do Ensino Fundamental, algumas Situações, Invariantes Operatórias e Representações Simbólicas inseridas no campo ... -
Divisão euclidiana : um olhar para o resto
Soppelsa, Janete Jacinta Carrer (2016) [Dissertation]Este trabalho estuda a possibilidade de se aprofundar o conceito de divisão Euclidiana, no Ensino Fundamental, de modo a evidenciar a relevância e o significado para o resto. Oferece algumas considerações sobre a divisão, ... -
Equações diofantinas lineares : uma proposta para o Ensino Médio
Capilheira, Bianca Herreira (2012) [Dissertation]Este trabalho, cuja metodologia foi inspirada na Engenharia Didática, discute e investiga a viabilidade de inserir o ensino/estudo das equações diofantinas lineares no ensino médio. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência ... -
Números complexos : uma proposta geométrica
Caldeira, Cláudia Rosana da Costa (2013) [Dissertation]Esta dissertação apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática que teve como objetivo o desenvolvimento de atividades que priorizassem a abordagem geométrica no ensino dos Números Complexos. A pesquisa foi ... -
Um olhar para a introdução à escrita simbólica no ensino à luz da história da matemática
Führ, Luciane (2019) [Dissertation]A presente pesquisa possui a seguinte pergunta norteadora: atividades inspiradas na história da matemática, no que diz respeito ao processo de construção da simbologia matemática, podem favorecer o aprendizado da escrita ... -
Possibilidades na conversão entre registros de geometria plana
Terra Neto, Platão Gonçalves (2016) [Dissertation]Nesta pesquisa, que consiste de um estudo de caso, elaboramos uma sequência didática que prevê atividades que devem ser resolvidas de duas maneiras distintas. Uma das maneiras utiliza conceitos de Geometria Plana – como ... -
Programação linear na escola básica
Martins, Tiago Vencato (2013) [Dissertation]Neste trabalho discutimos a inserção de tópicos básicos de Programação Linear em duas variáveis no ensino médio e apresentamos os resultados da aplicação de uma sequência didática abordando este tema. A aplicação da sequência ... -
Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles
Meinerz, Franciele Marciane (2020) [Dissertation]A presente pesquisa investigacomo o uso do material manipulativo Algebra Tiles pode contribuir para o desenvolvimento, pelos alunos,do procedimento para resolução de equações do primeiro com uma incógnitana resolução de ...