Listar Enseñanza de Matemática por título
Mostrando ítems 17-36 de 194
-
Campo aditivo no conjunto dos números inteiros : um estudo a partir da teoria dos campos conceituais
(2019) [Tesis de maestría]O presente trabalho tem como tema central o ensino de Números Inteiros, no intuito de agregar, no âmbito do Ensino Fundamental, algumas Situações, Invariantes Operatórias e Representações Simbólicas inseridas no campo ... -
Campo multiplicativo das operações : uma iniciativa de formação com professores que ensinam matemática
(2014) [Tesis de maestría]Este trabalho apresenta investigação acerca das concepções de professores dos Anos Inicias sobre o Campo Multiplicativo à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. O campo multiplicativo foi escolhido como ... -
Cenários de Educação Matemática numa perspectiva freireana com adolescentes infratores em socioeducação
(2021) [Tesis de maestría]Esta dissertação direciona-se a discutir o papel do professor de matemática no processo de implementação das políticas de socioeducação de adolescentes infratores em privação de liberdade e tem por objetivo compreender ... -
Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha : um estudo sobre o processo formativo de normalistas para ensinar matemática em tempos de pandemia
(2022) [Tesis de maestría]Esta pesquisa tem como objetivo estudar o processo formativo de alunas do Curso Normal do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha para ensinar matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais ... -
A compreensão do conceito de número fracionário : uma sequência didática para o significado medida
(2011) [Tesis de maestría]Esta dissertação desenvolve uma proposta de ensino com alunos do 6º ano de uma escola privada de Porto Alegre, tratando da aprendizagem do conceito de número fracionário através de seu significado "medida". A proposta foi ... -
Compreensão dos conceitos de área e perímetro : um estudo de caso
(2016) [Tesis de maestría]O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar como os estudantes compreendem os conceitos de área e perímetro. A escolha do tema se deu durante nossa experiência docente ao observarmos a dificuldade de estudantes ... -
Compreensões e usos das noções topológicas durante o movimento da matemática moderna
(2021) [Tesis de maestría]A pesquisa tem como problemática investigar “Que compreensões e usos das noções topológicas emergiram durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil?”. Trata-se de uma pesquisa no campo da História da Educação Matemática ... -
Comunicados escolares : reflexões sobre o ensino de matemática nos grupos escolares catarinenses (1941–1950)
(2022) [Tesis de maestría]A pesquisa, situada no campo da História da Educação Matemática (HEM) catarinense, toma como objeto de estudo os Comunicados escolares sobre o ensino da Matemática, produzidos por professores e professoras catarinenses que ... -
O conceito de sustentabilidade em ambiente de modelagem matemática
(2014) [Tesis de maestría]Nesse trabalho, apresentamos nossas concepções sobre a construção de conceitos em ambiente de Modelagem Matemática, segundo Barbosa (2004). Nossa posição em relação ao ensino é que o professor não é o detentor de todo o ... -
Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo : perspectivas docentes sobre a prática no contexto da pandemia de Covid-19
(2023) [Tesis de maestría]A pandemia da Covid-19 impactou significativamente o setor educacional em todo o mundo. Como medida para conter a propagação do vírus, muitos países adotaram o isolamento social e suspenderam as aulas nas instituições de ... -
A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
(2021) [Tesis de maestría]Este trabalho narra o processo de planejamento e as interações entre professores que ensinam Matemática, participantes de um curso de extensão sobre frações no Ensino Fundamental. Foram adotados pressupostos teóricos sobre ... -
Construção de conceitos de matemática via projetos de aprendizagem
(2010) [Tesis de maestría]Nesta dissertação desenvolvemos e analisamos uma proposta de ensino-aprendizagem de matemática para alunos de sexta série do ensino fundamental, com base nas pesquisas e inovações realizadas no Laboratório de Estudos ... -
Construção de objetos com movimento nas formas digital e não-digital : onde está a matemática?
(2022) [Tesis de maestría]O trabalho consiste em uma pesquisa que estuda as estratégias desenvolvidas por estudantes em construções digital e não-digital de protótipos de objetos com movimento. A pesquisa propõe a realização de experimento prático ... -
A construção dos números reais na escola básica
(2006) [Tesis de maestría]Este trabalho busca, num primeiro momento, caracterizar a problemática aprendizagem do número real na Escola Básica, aplicando questionários-sondagem, analisando livros didáticos e comparando-os com os Parâmetros Curriculares ... -
Construindo o conceito de ângulo a partir da sua mobilização em diversos contextos e da utilização de materiais manipulativos
(2017) [Tesis de maestría]Esta dissertação apresenta uma experiência de abordagem do conceito de ângulo a partir de sua mobilização em diversos contextos, com a utilização de diferentes materiais manipulativos. O estudo foi desenvolvido com alunos ... -
A contribuição da prova de matemática do ENEM para o ensino de probabilidade e estatística
(2015) [Tesis de maestría]O ensino de conteúdos de Probabilidade e Estatística na Educação Básica é atualmente um dos desafios do professor de Matemática e há carência de material de apoio didático, principalmente para a preparação dos alunos às ... -
Conversando com o livro didático : o que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?
(2019) [Tesis de maestría]O texto desta dissertação constitui-se por meio de uma análise de livro didático. Buscamos no livro didático respostas à pergunta que movimenta a pesquisa: “O que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?”. ... -
O currículo escolar frente à base nacional comum curricular : um estudo com professores de matemática da rede municipal de ensino de São Leopoldo
(2021) [Tesis de maestría]Frente à exigência legal de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, a partir de 2020, a pesquisa buscou escutar professores, especificamente, quatro professoras que ensinam Matemática ... -
O desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebra
(2016) [Tesis de maestría]Esta dissertação apresenta, a partir de atividades de construções geométricas no software GeoGebra, uma proposta de desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático no Ensino Fundamental. Nos fundamentos teóricos trazemos, ... -
Detecção de apneia através de wavelets e redes neurais
(2016) [Tesis de maestría]A apneia é um Distúrbio Respiratório do Sono com grande incidência, estimando-se que esteja presente em 13% dos homens e 6% das mulheres nos Estados Unidos. Correlacionados com a apoeia, estão a obesidade, a diabete mellitus ...