Estudo laboratorial de misturas asfálticas a frio produzidas com incorporação de borracha de pneus
dc.contributor.advisor | Ceratti, Jorge Augusto Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Clerman, Danielle de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:37:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/4493 | pt_BR |
dc.description.abstract | A adição de polímeros a misturas asfálticas tem sido utilizada por muitos anos viabilizando aplicações asfálticas e melhorando suas características. Com o aumento da preocupação ambiental com resíduos sólidos, a borracha obtida de pneus velhos, considerados um passivo ambiental, passou a ser utilizada como aditivo para misturas asfálticas a quente, apresentando excelentes resultados. No entanto, poucos estudos investigaram o efeito da adição de borracha de pneus em misturas a frio. Estas misturas com emulsões asfálticas aparecem como uma alternativa de pavimentação para vias de baixo e médio volume de tráfego, demonstrando os benefícios desta tecnologia, bem como as vantagens ecológicas e a economia energética que se originam no emprego destes materiais. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização da borracha de pneu como agregado em misturas a frio. Ensaios laboratoriais de resistência à tração e módulo de resiliência à compressão diametral, realizados em corpos de prova curados durante dois períodos diferentes, foram responsáveis pela caracterização do comportamento destas misturas asfálticas produzidas a frio com emulsão asfáltica convencional e modificada por polímero virgem, do tipo SBR. Foram utilizados dois tipos de misturas: densas e semi-densas. A borracha de pneu foi incorporada às emulsões como porção da massa de agregado; em 1% e 2% e em duas granulometrias: 0,18 mm e 0,42 mm. Este processo é conhecido como via seca para misturas a quente. Esta pesquisa seguiu o procedimento de dosagem Marshall para estabelecer o teor de projeto de ligante. As misturas densas apresentaram aumento dos teores de ligante com a adição da borracha. Nas misturas semi-densas, houve uma grande queda na estabilidade para as misturas com borracha. Com o acréscimo da borracha mais fina, valores superiores de resistência à tração foram obtidos para ambas misturas. A deformabilidade elástica aumentou com o teor e tamanho das partículas de borracha. As misturas densas, em geral, apresentaram melhores resultados com o acréscimo de borracha que as misturas semi-densas. A inclusão de borracha de pneus a pré-misturados a frio mostrou-se viável e exeqüível, consumindo grande quantidade de pneus resultando em benefícios ambientais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pavimentação | pt_BR |
dc.subject | Ensaios de materiais | pt_BR |
dc.subject | Pneus | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.title | Estudo laboratorial de misturas asfálticas a frio produzidas com incorporação de borracha de pneus | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000457198 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2004 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Engenharias (7389)Engenharia Civil (1181)