Enseñanza de Física: Envíos recientes
Mostrando ítems 71-80 de 207
-
Teias de aprendizagem : uma proposta de ensino com recursos educacionais abertos baseada na perspectiva de Ivan Illich
(2017) [Tesis de maestría]Esta dissertação descreve uma intervenção desescolarizada efetivada dentro da escola. Desescolarizada no sentido de que há na intervenção um desprendimento das coisas tipicamente escolares como currículo, regras temporais ... -
Natureza da ciencia no ensino básico : perspectivas, desafios e limitações imbricados em uma rede de ações
(2017) [Tesis de maestría]O uso de elementos da Natureza da Ciência (NdC) nas salas de aula da Educação Básica é, cada vez mais, um objetivo presente na literatura especializada e nos documentos oficiais que regem a educação em seus diferentes ... -
O emprego de um jogo de perguntas e respostas como uma forma de problematizar e motivar o ensino de física no ensino médio
(2017) [Tesis de maestría]Este trabalho narra o desenvolvimento e aplicação de uma estratégia que envolve um “jogo de perguntas e respostas” para introduzir um tema da Física, o estudo da Mecânica, de forma diferenciada e mais atraente para os ... -
Estudo teórico-experimental de semicondutores com aplicações em células fotoeletroquímicas
(2017) [Tesis]Neste trabalho, estudou-se a síntese de filmes finos de BiVO4 e WO3-CuWO4 por spin coating e sputtering, respectivamente. Esses filmes foram utilizados na foto produção de corrente e hidrogênio a partir da água e luz solar ... -
Uma investigação sobre o uso de aspectos epistemológicos nas estratégias didáticas de futuros professores de física no estágio supervisionado
(2017) [Tesis de maestría]A pesquisa na área de Ensino de Ciências tem indicado que o ensino de Física na Educação Básica deve ser acompanhado de discussões acerca da natureza da ciência (NdC). Pesquisas apontam, no entanto, que essa inserção não ... -
Atividades experimentais e crenças de autoeficácia : um estudo de caso com o método episódios de modelagem
(2017) [Tesis de maestría]Parte da comunidade de pesquisa em ensino de Física tem devotado atenção ao estudo de métodos ativos de ensino que primam pela centralização do processo de ensino-aprendizagem no aluno. Além da aprendizagem conceitual, ... -
Uma sequência didática com os métodos instrução pelos colegas (Peer Instruction) e ensino sob medida (Just-in-time Teaching) para o estudo de ondulatória no ensino médio
(2016) [Tesis de maestría]O objetivo deste trabalho é o ensino de ondulatória através de uma metodologia ativa de ensino que permita aos estudantes se engajarem com a própria aprendizagem. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma sequência ... -
Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
(2016) [Tesis de maestría]Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que abordou um tópico de Física Moderna e Contemporânea, a Teoria da Relatividade Restrita, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em uma ... -
O ensino de astronomia na formação continuada de professores com ênfase na gravitação universal
(2016) [Tesis de maestría]Neste trabalho relata-se a produção de um conjunto de oficinas, com foco na formação continuada de professores, mas também com o objetivo de atingir leigos interessados no assunto: Gravitação Universal. As oficinas foram ... -
Fundamentos metodológicos para a medida de carga cognitiva e do conhecimento prévio num contexto de ensino de cinemática com o auxílio de uma hipermídia
(2016) [Tesis]Neste trabalho foi estudada a utilização de um sistema hipermídia como um instrumento de avaliação de conhecimento prévio e de medida educacional, dentro da perspectiva da teoria da carga cognitiva e da teoria da aprendizagem ...