Navegação Ensino de Física por Autor "Moreira, Marco Antonio"
Resultados 1-20 de 32
-
Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
Facchinello, Carla Simone (2008) [Dissertação]Este trabalho é um estudo sobre o processo do desenvolvimento cognitivo, através da resolução qualitativa de problemas, à luz da teoria dos campos conceituais de Gèrard Vergnaud. É proposto o uso da linguagem verbal como ... -
Análise da relação dos estudantes com as atividades experimentais de eletromagnetismo utilizando o Vê de Gowin em contraposição ao relatório tradicional
Oliveira, Ângelo Mozart Medeiros de (2011) [Dissertação]Neste trabalho apresentamos uma investigação desenvolvida ao longo do ano de 2009 em uma disciplina de Física Básica de Eletromagnetismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo foi analisar as ... -
Um currículo de física para as primeiras séries do ensino fundamental
Schroeder, Carlos (2004) [Dissertação]A presente dissertação oferece o relato de um programa desenvolvido para crianças de idades entre sete e dez anos, às quais foi oferecida a oportunidade de aprender Física através de atividades experimentais do tipo ... -
Um curso de mecânica quântica para professores de física do ensino médio
Soares, Sabrina Maria (2009) [Dissertação]No Ensino Médio a maioria dos professores de Física se prende aos conteúdos de Mecânica Clássica. Preferem aprofundar assuntos como cinemática e plano inclinado do que discutir um pouco de Física Moderna. Entretanto, os ... -
Elaboração de um material de apoio didático e paradidático para o ensino de física das radiações no ensino médio e técnico
Medeiros, Rogério Fachel de (2011) [Dissertação]Este trabalho apresenta a implementação de um material de apoio para o ensino de Física das Radiações, e os resultados obtidos com sua aplicação em sala de aula para alunos do curso técnico em radiologia. Essa proposta tem ... -
Eletrônica e cidadania : uma abordagem CTS para o ensino médio
Goulart, Paulo Ricardo Alcântara (2008) [Dissertação]O presente estudo relata o planejamento e a implementação de uma Unidade Temática aplicada no Ensino de Física em uma turma do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET-RS. Metodologicamente ... -
O ensino de conceitos do eletromagnetismo, óptica, ondas e física moderna e contemporânea através de situações na medicina
Parisoto, Mara Fernanda (2011) [Dissertação]O ensino de Física, geralmente, está desvinculado não apenas de outras disciplinas, mas também, de qualquer contexto que lhe possa dar significado. No entanto, segue diretrizes estaduais e nacionais que apontam para ... -
Ensino de física no 9º ano : uma proposta metodológica com projetos desenvolvidos a partir de situações-problema
Pasqualetto, Terrimar Ignacio (2011) [Dissertação]A presente dissertação apresenta o relato da implementação de uma proposta metodológica para alunos do 9º ano do ensino fundamental, aos quais foram oferecidas atividades centradas em situações-problema. Tais atividades ... -
Ensino de termodinâmica a partir de situações da engenharia : integrando as metodologias de projetos e as unidades de ensino potencialmente significativas
Parisoto, Mara Fernanda (2015) [Tese]Dentre os problemas tradicionalmente acatados pela educação em ciências, cita-se o desenvolvimento e avaliação de estratégias para o ensino de conceitos científicos. A literatura também apresenta vários problemas no Ensino ... -
Esquemas conceituais como recurso de ensino, aprendizagem e avaliação na eletrodinâmica em nível médio
Müller, Angela Denise Eich (2014) [Dissertação]O sistema educacional enfrenta inúmeras dificuldades para atender às demandas de sua clientela. A busca incessante por novas estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação faz parte do cotidiano do professor que deseja ... -
Estudo de circuitos elétricos : utilizando simulação computacional para preparar o uso de circuitos reais
Moreira, Luís Paulo Basgalupe (2014) [Dissertação]Aulas experimentais são indispensáveis para o adequado aprendizado de conteúdos de Física. Nos últimos anos, surgiram diversos softwares de simulação de experimentos de Física. A partir da utilização de softwares, busca-se ... -
Estudo de conceitos da termodinâmica no ensino médio por meio de UEPS
Pradella, Marcos (2014) [Dissertação]Esta dissertação é o relato da aplicação de quatro Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) voltadas ao ensino de conceitos de Termodinâmica em uma escola pública de Ensino Médio. Nas unidades de ensino são ... -
Favorecendo a aquisição de conceitos científicos em crianças de 06 anos com a introdução precoce de situações problemáticas de física
Grala, Rita Margarete (2006) [Dissertação]Neste trabalho, explora-se as possibilidades de ensino de significados de conceitos físicos para crianças de seis anos, em ambiente escolar carente de recursos didáticos. Verifica-se se a introdução precoce de situações ... -
Física na cozinha
Rekovvsky, Lairane (2012) [Dissertação]Esta dissertaçãopropõe a aprendizagem de conceitos de termodinâmica e eletromagnetismo a partir do uso de processos e equipamentos culinários no ensino de Física. O trabalho é composto por uma revisão de literatura, relato ... -
Fundamentos metodológicos para a medida de carga cognitiva e do conhecimento prévio num contexto de ensino de cinemática com o auxílio de uma hipermídia
Oliveira, Ângelo Mozart Medeiros de (2016) [Tese]Neste trabalho foi estudada a utilização de um sistema hipermídia como um instrumento de avaliação de conhecimento prévio e de medida educacional, dentro da perspectiva da teoria da carga cognitiva e da teoria da aprendizagem ... -
Inserção de tópicos de física quântica no ensino médio através de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Griebeler, Adriane (2012) [Dissertação]Inserir conteúdos de Física Quântica no Ensino Médio torna-se um desafio para os professores, tanto por uma possível falta de preparo como pela falta de incentivo. Apesar da existência de materiais didáticos disponíveis, ... -
Inserindo conceitos e princípios de mecânica quântica no ensino médio : estados quânticos e superposição linear de estados
Rocha, Carlos Raphael (2015) [Tese]Apresenta-se, nesta tese, os resultados da investigação da compreensão de alguns conceitos e princípios de Mecânica Quântica por alunos de Ensino Médio de duas escolas públicas em um curso de, aproximadamente, 25 horas-aula, ... -
Investigação da aprendizagem em física básica universitária a partir de um ensino que integra situações e conceitos das disciplinas de cálculo I e de física I
Santarosa, Maria Cecília Pereira (2013) [Tese]A presente tese teve por objetivo investigar e desenvolver formas alternativas de abordagem dos conteúdos matemáticos de Cálculo I, através de sua integração com conteúdos da disciplina de Física I, com vistas à aprendizagem ... -
Laser de rubi : uma abordagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
Schittler, Daniela (2015) [Tese]A Tese em Ensino de Física, “Laser de Rubi: uma abordagem baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)”, possui como referencial teórico principalmente a Teoria da Assimilação e da Retenção Significativas ... -
Objeto digital de aprendizagem : resolução de exercícios de um teste conceitual envolvendo os conceitos de energia elétrica e potência elétrica e sua relação com os conceitos de tensão, corrente e resistência elétricas
Barcellos, Adriano da Silva (2014) [Dissertação]O uso de Objetos Digitais Aprendizagem – ODA– em ambientes educacionais é uma necessidade inerente à atual época tecnológica que vivemos, uma vez que o acesso a recursos computacionais é ampliado a cada momento, tanto nas ...