Listar Enseñanza de Física por título
Mostrando ítems 67-86 de 200
-
O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual
(2005) [Tesis de maestría]E ste trabalho relata uma experiência de inserção do ensino da teoria da Relatividade Especial com alunos do terceiro ano do ensino médio. A aplicação do projeto em sala de aula foi parte integrante das atividades curriculares ... -
O ensino de astronomia na formação continuada de professores com ênfase na gravitação universal
(2016) [Tesis de maestría]Neste trabalho relata-se a produção de um conjunto de oficinas, com foco na formação continuada de professores, mas também com o objetivo de atingir leigos interessados no assunto: Gravitação Universal. As oficinas foram ... -
Ensino de calorimetria com ênfase no desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de gráficos
(2016) [Tesis de maestría]Neste trabalho é apresentada uma proposta para o ensino de termometria e calorimetria, em nível de ensino médio, que enfatiza a habilidade de leitura e interpretação de gráficos. A motivação do trabalho é o crescente aumento ... -
Ensino de ciências na 5a. série através de software educacional : o despertar para a física
(2008) [Tesis de maestría]Este trabalho descreve a produção e uso de quatro objetos de aprendizagem informatizados, tipo jogos lógicos, na busca do prazer pelo aprendizado dos conceitos físicos no Ensino Fundamental. Procuramos empregar uma metodologia ... -
Ensino de conceitos básicos de eletricidade através da análise do consumo de energia elétrica em uma escola de ensino médio
(2014) [Tesis de maestría]Neste trabalho, é apresentada uma proposta para o ensino de conceitos de eletricidade para alunos do Ensino Médio através de um projeto sobre o consumo de energia elétrica. Há uma carência nos livros didáticos brasileiros, ... -
O ensino de conceitos do eletromagnetismo, óptica, ondas e física moderna e contemporânea através de situações na medicina
(2011) [Tesis de maestría]O ensino de Física, geralmente, está desvinculado não apenas de outras disciplinas, mas também, de qualquer contexto que lhe possa dar significado. No entanto, segue diretrizes estaduais e nacionais que apontam para ... -
O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora
(2011) [Tesis de maestría]Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se à tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com ... -
Ensino de física na educação de jovens e adultos : contextualizando de uma forma significativa o estudo da eletricidade
(2014) [Tesis de maestría]O presente trabalho traz uma proposta de ensino de eletricidade na modalidade da EJA no Colégio Luterano da Paz localizado no bairro Sarandi, na Cidade de Porto Alegre. O objetivo principal deste trabalho era de criar uma ... -
Ensino de física no 9º ano : uma proposta metodológica com projetos desenvolvidos a partir de situações-problema
(2011) [Tesis de maestría]A presente dissertação apresenta o relato da implementação de uma proposta metodológica para alunos do 9º ano do ensino fundamental, aos quais foram oferecidas atividades centradas em situações-problema. Tais atividades ... -
O ensino de física via aprendizagem baseada em projetos : um estudo à luz da teoria antropológica do didático
(2018) [Tesis]As investigações sobre como tornar o ensino centrado nos estudantes e envolvê-los ativamente no processo de ensino-aprendizagem têm recebido especial atenção em pesquisas da área de ensino de Ciências nos últimos anos. Uma ... -
O ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância para alunos de graduação
(2013) [Tesis de maestría]O número de cursos na modalidade a distância tem aumentado consideravelmente no mundo, porém existe um grande receio por parte de muitos que o ensino nessa modalidade tenha qualidade inferior ao apresentado na modalidade ... -
Ensino de termodinâmica a partir de situações da engenharia : integrando as metodologias de projetos e as unidades de ensino potencialmente significativas
(2015) [Tesis]Dentre os problemas tradicionalmente acatados pela educação em ciências, cita-se o desenvolvimento e avaliação de estratégias para o ensino de conceitos científicos. A literatura também apresenta vários problemas no Ensino ... -
Esquemas conceituais como recurso de ensino, aprendizagem e avaliação na eletrodinâmica em nível médio
(2014) [Tesis de maestría]O sistema educacional enfrenta inúmeras dificuldades para atender às demandas de sua clientela. A busca incessante por novas estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação faz parte do cotidiano do professor que deseja ... -
A estratégia da modelagem didático-científica reflexiva para a conceitualização real no ensino de física
(2012) [Tesis]No contexto das pesquisas em Ensino de Física é praticamente consensual a relevância de estratégias didáticas que privilegiem uma reflexão crítica dos conteúdos trabalhados, tanto por parte de estudantes, quanto por parte ... -
Uma estrela eclipsada na Ciência : um resgate histórico de Cecilia Payne e seu papel na determinação da composição estelar
(2021) [Tesis]O presente trabalho apresenta um relato histórico sobre a vida e obra da astrofísica britânicoestadunidense Cecilia Helena Payne-Gaposchkin (1900 – 1979), cuja trajetória pessoal esteve envolta em dificuldades enfrentadas, ... -
Estudo de circuitos elétricos : utilizando simulação computacional para preparar o uso de circuitos reais
(2014) [Tesis de maestría]Aulas experimentais são indispensáveis para o adequado aprendizado de conteúdos de Física. Nos últimos anos, surgiram diversos softwares de simulação de experimentos de Física. A partir da utilização de softwares, busca-se ... -
Estudo de conceitos da termodinâmica no ensino médio por meio de UEPS
(2014) [Tesis de maestría]Esta dissertação é o relato da aplicação de quatro Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) voltadas ao ensino de conceitos de Termodinâmica em uma escola pública de Ensino Médio. Nas unidades de ensino são ... -
Um estudo explanatário sobre as dificuldades e avanços de estudantes de graduação em física em situações experimentais do campo conceitual da modelagem didático-científica envolvendo ótica
(2021) [Tesis de maestría]O enfoque na modelagem científica tem sido apontado como uma alternativa para fomentar a vinculação entre teoria e prática no ensino de Física. Alinhado com essa perspectiva, foi realizado um estudo focado na análise das ... -
Um estudo exploratório sobre atividades investigativas com enfoque no processo de medição no ensino fundamental
(2022) [Tesis de maestría]O processo de medição é apontado por pesquisadores e documentos oficiais como um dos temas mais importantes ao ensino de Ciências. O enfoque nesse processo em anos iniciais da escolarização, por exemplo, pode favorecer o ... -
Um estudo sobre a transposição de atividades centradas na modelagem didático-científica em um contexto de formação de professores de física
(2019) [Tesis de maestría]A literatura da área de ensino de Física vem apontando críticas às atividades experimentais tradicionalmente desenvolvidas nos laboratórios didáticos há bastante tempo. Diversas metodologias foram desenvolvidas para que ...