Browsing Teaching of Physics by Author "Araujo, Ives Solano"
Now showing items 21-27 of 27
-
Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de física do ensino médio
Brandão, Rafael Vasques (2008) [Dissertation]O objetivo deste trabalho foi investigar a aprendizagem por parte de professores de Física do ensino médio de conceitos específicos ao campo conceitual associado à modelagem científica, tais como: idealizações, aproximações, ... -
Metodologias interativas de ensino na formação de professores de física : um estudo de caso com o peer instruction
Müller, Maykon Gonçalves (2013) [Dissertation]O objetivo geral deste trabalho é investigar a prática de metodologias interativas de ensino, em específico o método Peer Instruction, Instrução pelos Colegas (IpC) em uma tradução livre, no contexto de uma escola de ... -
Uma proposta de ensino de tópicos de eletromagnetismo via instrução pelos colegas e ensino sob medida para o ensino médio
Oliveira, Vagner (2012) [Dissertation]Este trabalho teve como objetivo elaborar uma unidade didática em nível de Ensino Médio sobre conceitos fundamentais de Eletromagnetismo, adequada para utilização com os métodos de ensino-aprendizagem Ensino sob Medida e ... -
Resolução de problemas abertos para aprendizagem de física no ensino médio na perspectiva da modelagem didático-científica
Oliveira, Vagner (2018) [Thesis]Atividades de resolução de problemas de física em nível médio, via de regra, resumem-se à memorização, por parte dos estudantes, de procedimentos rotineiros e busca da equação que melhor se encaixa nos dados fornecidos no ... -
Ressignificação das atividades experimentais no ensino de física por meio do enfoque no processo de modelagem científica
Heidemann, Leonardo Albuquerque (2015) [Thesis]A forma dissociada como teoria e prática são frequentemente tratadas no ensino de Física contribui para que os estudantes tenham dificuldades para dar sentido aos conhecimentos científicos. Analisando especificamente as ... -
Uma sequência didática com os métodos instrução pelos colegas (Peer Instruction) e ensino sob medida (Just-in-time Teaching) para o estudo de ondulatória no ensino médio
Santos, Madge Bianchi dos (2016) [Dissertation]O objetivo deste trabalho é o ensino de ondulatória através de uma metodologia ativa de ensino que permita aos estudantes se engajarem com a própria aprendizagem. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma sequência ... -
O uso de videoaulas para a aprendizagem de cinemática
Scheffer, Fabricio da Silva (2014) [Dissertation]Nesse trabalho foi produzido um minicurso de Cinemática com ênfase em interpretação de gráficos. Foram elaboradas seis Videoaulas que abrangeram conceitos básicos da Cinemática tais como referencial, posição, deslocamento, ...