Browsing Teaching of Physics by Title
Now showing items 48-67 of 203
-
De quem é a culpa? : uma análise sobre o fracasso escolar na disciplina de Física a partir dos enunciados de professores e estudantes
(2022) [Dissertation]O Fracasso Escolar é tema de estudos nas áreas da Educação e da Psicologia há anos, em todo o globo. Esta dissertação se propõe a estender essas contribuições já conhecidas nessas esferas do conhecimento e investigar o ... -
O desafio dos pequenos projetos de física no programa adolescente aprendiz
(2014) [Dissertation]Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino de Física aplicada a adolescentes trabalhadores, vinculados ao Programa Adolescente Aprendiz, com o foco na progressão escolar deles. Para uma maior motivação e interação ... -
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental
(2005) [Dissertation]Este trabalho apresenta o relato de um projeto desenvolvido junto a uma turma do segundo ano de um curso da modalidade Normal (antigo magistério), durante todo o ano letivo de 2004, no colégio Santa Catarina, situado em ... -
Um diagnóstico da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil : contribuições para a formação de professores da educação básica
(2022) [Thesis]Atualmente, a Astronomia é uma das mais importantes áreas de interesse da Ciência, recebendo maciços investimentos e atenção da vasta comunidade que a ela se dedica, e o justo reconhecimento da sociedade. No Brasil, as ... -
Diagramas categoriais como ferramenta da pedagogia histórico-crítica no ensino de física : o caso da categoria concreta “Satélites artificiais”
(2023) [Thesis]A pedagogia histórico-crítica (PHC) é uma construção teórica de uma filosofia da educação contra-hegemônica, voltada para a educação da classe trabalhadora, que tem como fundamento basilar a concepção materialista de ser ... -
Diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio, a base nacional Cumum curricular e a produção científica sobre história, filosofia E sociologia da ciência
(2022) [Dissertation]Investigadores da linha temática História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) têm defendido há décadas que, sem uma discussão sobre temas relativos à natureza da ciência, o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas ... -
Diferenças e semelhanças entre graduandos em física com respeito ao gênero : uma análise das interações discursivas sob a perspectiva sociocultural
(2009) [Dissertation]Na pesquisa brasileira em educação científica, há uma lacuna no que diz respeito ao interesse e à participação das mulheres na ciência. Recentemente, a pesquisa internacional tem apontado que diferenças no processo de ... -
Difração e interferência para professores do ensino médio
(2007) [Dissertation]Este trabalho é um relato de um projeto visando inserir o estudante do Ensino Médio no contexto da mecânica ondulatória, portal de entrada da física moderna, através de uma abordagem diferenciada enfocando duas das ... -
Distribuição conceitual no ensino de física quântica : uma aproximação sociocultural às teorias de mudança conceitual
(2012) [Thesis]O presente trabalho apresenta um modelo alternativo para analisar a dinâmica das concepções no ensino de ciências, baseado na noção de “distribuição conceitual”. O objetivo central desse estudo é reconsiderar o problema ... -
Divulgação científica na formação docente : construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio e da internet
(2012) [Dissertation]O presente trabalho relata a implementação de um projeto de ensino, referenciado na teoria da aprendizagem significativa e no sócio-interacionismo, em uma turma de segundo módulo do curso de Licenciatura em Ciências da ... -
Do Kraft ao Qì : uma análise de epistemologia-política sobre o uso do termo energia em práticas do Sistema Único de Saúde
(2021) [Dissertation]No ano de 2017 foi aprovada pelo Ministério da Saúde do Brasil uma Portaria que ampliou o número de terapias integrativas a serem oferecidas no Sistema Único de Saúde do Brasil. Essa política pública (Plano Nacional de ... -
Do místico ao quântico : o emaranhamento de cosmovisões no desenvolvimento da física moderna e contemporânea
(2021) [Dissertation]Na presente dissertação, desenvolvemos uma investigação cujo objetivo geral é analisar o fenômeno cultural do misticismo quântico e os diferentes tipos de conhecimentos que ele mobiliza. Partindo de uma revisão integrativa ... -
Educação ambiental crítica na formação de professores de Física
(2023) [Dissertation]O presente trabalho está fundamentado na Educação Ambiental numa perspectiva crítica que assume a abordagem da ecologia marxista (BOMFIM, 2011), integrando um quadro de referenciais teóricos da área ambiental, da educação, ... -
Educação de qualidade na perspectiva de professores de física da educação básica : um estudo das interações discursivas em grupos focais, baseado na sociologia da educação de Pierre Bourdieu
(2011) [Dissertation]O conceito de qualidade da educação ainda não recebeu a devida atenção nos periódicos de ensino de ciências, embora tenha grande repercussão nos periódicos de educação. O presente trabalho visa contribuir para o preenchimento ... -
Educação em ciências e suas relações com a democracia
(2020) [Dissertation]Esta dissertação propõe-se a questionar o caráter democrático das ciências e da educação em ciências. Procura responder a questões como “são as ciências e a educação em ciências democráticas?” e “são as instituições ... -
Elaboração de um material de apoio didático e paradidático para o ensino de física das radiações no ensino médio e técnico
(2011) [Dissertation]Este trabalho apresenta a implementação de um material de apoio para o ensino de Física das Radiações, e os resultados obtidos com sua aplicação em sala de aula para alunos do curso técnico em radiologia. Essa proposta tem ... -
Eletrônica e cidadania : uma abordagem CTS para o ensino médio
(2008) [Dissertation]O presente estudo relata o planejamento e a implementação de uma Unidade Temática aplicada no Ensino de Física em uma turma do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET-RS. Metodologicamente ... -
O emprego de um jogo de perguntas e respostas como uma forma de problematizar e motivar o ensino de física no ensino médio
(2017) [Dissertation]Este trabalho narra o desenvolvimento e aplicação de uma estratégia que envolve um “jogo de perguntas e respostas” para introduzir um tema da Física, o estudo da Mecânica, de forma diferenciada e mais atraente para os ... -
Ensinando física em aulas de matemática no ensino fundamental
(2011) [Dissertation]O objetivo deste trabalho foi desenvolver tópicos de Física no contexto das aulas de Matemática no Ensino Fundamental com alunos de quinta a oitava série, em escolas públicas, sem prejuízo do ensino dos conteúdos de ... -
O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual
(2005) [Dissertation]E ste trabalho relata uma experiência de inserção do ensino da teoria da Relatividade Especial com alunos do terceiro ano do ensino médio. A aplicação do projeto em sala de aula foi parte integrante das atividades curriculares ...