Navegação Ensino de Física por Data do documento
Resultados 61-80 de 203
-
Elaboração de um material de apoio didático e paradidático para o ensino de física das radiações no ensino médio e técnico
(2011) [Dissertação]Este trabalho apresenta a implementação de um material de apoio para o ensino de Física das Radiações, e os resultados obtidos com sua aplicação em sala de aula para alunos do curso técnico em radiologia. Essa proposta tem ... -
O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora
(2011) [Dissertação]Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se à tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com ... -
Ensino de física no 9º ano : uma proposta metodológica com projetos desenvolvidos a partir de situações-problema
(2011) [Dissertação]A presente dissertação apresenta o relato da implementação de uma proposta metodológica para alunos do 9º ano do ensino fundamental, aos quais foram oferecidas atividades centradas em situações-problema. Tais atividades ... -
Crenças e atitudes sobre o uso de atividades experimentais e computacionais no ensino de física por parte de professores do ensino médio
(2011) [Dissertação]A literatura aponta diversas vantagens para o uso de atividades experimentais (AE) e de atividades computacionais (AC) no ensino de Física. Estudos mais recentes têm concluído que a combinação desses dois recursos pode ser ... -
Educação de qualidade na perspectiva de professores de física da educação básica : um estudo das interações discursivas em grupos focais, baseado na sociologia da educação de Pierre Bourdieu
(2011) [Dissertação]O conceito de qualidade da educação ainda não recebeu a devida atenção nos periódicos de ensino de ciências, embora tenha grande repercussão nos periódicos de educação. O presente trabalho visa contribuir para o preenchimento ... -
Partículas elementares e interações fundamentais no ensino médio
(2011) [Dissertação]Nesta dissertação apresenta-se uma sugestão de atualização curricular para o Ensino Médio por meio da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. O objetivo desta dissertação foi desenvolver e aplicar uma Unidade ... -
A física dos equipamentos utilizados em eletrotermofototerapia : uma proposta para o ensino da biofísica
(2011) [Dissertação]Nesse trabalho, apresentamos o desenvolvimento de uma proposta para o ensino da disciplina de Biofísica para o Curso de Fisioterapia, tendo como instrumento motivador os aparelhos operados em Eletrotermofototerapia, como ... -
Tecnologias da informação e comunicação como recurso instrucional para uma unidade didática sobre a relação entre força e movimento
(2012) [Dissertação]O objetivo deste trabalho foi estruturar uma unidade didática, para o ensino de dinâmica, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. O ... -
Construção e aplicação de um material didático para inserção da Astronomia no ensino médio : uma proposta baseada nos referenciais curriculares do Rio Grande do Sul
(2012) [Dissertação]Um novo referencial curricular para o estado do Rio Grande do Sul foi estabelecido e passou a vigorar em março de 2010. Intitulado Lições do Rio Grande, tal referencial preserva os temas estruturantes das Orientações ... -
Uma proposta de ensino de tópicos de eletromagnetismo via instrução pelos colegas e ensino sob medida para o ensino médio
(2012) [Dissertação]Este trabalho teve como objetivo elaborar uma unidade didática em nível de Ensino Médio sobre conceitos fundamentais de Eletromagnetismo, adequada para utilização com os métodos de ensino-aprendizagem Ensino sob Medida e ... -
Física na cozinha
(2012) [Dissertação]Esta dissertaçãopropõe a aprendizagem de conceitos de termodinâmica e eletromagnetismo a partir do uso de processos e equipamentos culinários no ensino de Física. O trabalho é composto por uma revisão de literatura, relato ... -
Divulgação científica na formação docente : construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio e da internet
(2012) [Dissertação]O presente trabalho relata a implementação de um projeto de ensino, referenciado na teoria da aprendizagem significativa e no sócio-interacionismo, em uma turma de segundo módulo do curso de Licenciatura em Ciências da ... -
Distribuição conceitual no ensino de física quântica : uma aproximação sociocultural às teorias de mudança conceitual
(2012) [Tese]O presente trabalho apresenta um modelo alternativo para analisar a dinâmica das concepções no ensino de ciências, baseado na noção de “distribuição conceitual”. O objetivo central desse estudo é reconsiderar o problema ... -
Exoplanetas como tópico de Astronomia motivador e inovador para o ensino de Física no ensino médio
(2012) [Dissertação]Este trabalho consistiu de uma experiência didática que teve como objetivo central desenvolver um material sobre Astronomia, com ênfase em Exoplanetas, motivador e inovador para o ensino de Física. A fim de torná-lo versátil ... -
A estratégia da modelagem didático-científica reflexiva para a conceitualização real no ensino de física
(2012) [Tese]No contexto das pesquisas em Ensino de Física é praticamente consensual a relevância de estratégias didáticas que privilegiem uma reflexão crítica dos conteúdos trabalhados, tanto por parte de estudantes, quanto por parte ... -
A construção e apropriação do conhecimento através da interação discente e di-docente em projetos experimentais no ensino de física
(2012) [Dissertação]No atual sistema educacional os métodos de ensino normalmente privilegiam a transmissão autoritária de conhecimentos, valorizando a habilidade do aluno em memorizar e reproduzir o conteúdo curricular, sem evidenciar a ... -
Inserção de tópicos de física quântica no ensino médio através de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2012) [Dissertação]Inserir conteúdos de Física Quântica no Ensino Médio torna-se um desafio para os professores, tanto por uma possível falta de preparo como pela falta de incentivo. Apesar da existência de materiais didáticos disponíveis, ... -
Evasão do ensino superior de Física segundo a tradição disposicionalista em sociologia da educação
(2013) [Tese]Nesta tese de doutorado, dedicamo-nos a identificar as razões da evasão em cursos de graduação em Física a partir de um caso particular: o Instituto de Física da UFRGS. A pesquisa consiste de três níveis de análise ... -
O refrigerador doméstico como instrumento motivador para o ensino de física térmica : uma proposta para o curso Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização
(2013) [Dissertação]Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino de Física Térmica contextualizada e integrada à formação técnica para alunos de nível médio do curso Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização do Instituto Federal ... -
Impacto do mestrado profissional em ensino de física da UFRGS na prática docente : um estudo de caso
(2013) [Tese]Este trabalho tem por objetivo principal analisar o impacto de um Mestrado Profissional de Ensino de Física na vida profissional de seus alunos. Apresenta-se uma análise sobre os saberes profissionais, cunhados por Tardif ...