Navegação Ensino de Física por Data do documento
Resultados 101-120 de 200
-
Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua integração com a fotografia para o ensino da óptica
(2014) [Dissertação]A presente dissertação pretende mostrar o desenvolvimento, a execução, a análise e as conclusões provenientes de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Física, cuja finalidade esteve em avaliar o impacto de uma abordagem ... -
Introduzindo física moderna no ensino médio a partir do tema estruturador radiação eletromagnética : luz, cores e aplicações médicas
(2014) [Dissertação]Neste trabalho são propostos textos e atividades para apresentação em sala de aula de temas relacionados com oscilações, ondas, radiação eletromagnética, cores, propriedades corpusculares da luz, modelos atômicos, radiações ... -
Objeto digital de aprendizagem : resolução de exercícios de um teste conceitual envolvendo os conceitos de energia elétrica e potência elétrica e sua relação com os conceitos de tensão, corrente e resistência elétricas
(2014) [Dissertação]O uso de Objetos Digitais Aprendizagem – ODA– em ambientes educacionais é uma necessidade inerente à atual época tecnológica que vivemos, uma vez que o acesso a recursos computacionais é ampliado a cada momento, tanto nas ... -
Ensino de física na educação de jovens e adultos : contextualizando de uma forma significativa o estudo da eletricidade
(2014) [Dissertação]O presente trabalho traz uma proposta de ensino de eletricidade na modalidade da EJA no Colégio Luterano da Paz localizado no bairro Sarandi, na Cidade de Porto Alegre. O objetivo principal deste trabalho era de criar uma ... -
Utilizando demonstrações em vídeo para o ensino de física térmica no ensino médio
(2014) [Dissertação]Neste trabalho busca-se desenvolver um material instrucional que possa servir de motivação para o estudo do conteúdo de Física Térmica para estudantes de nível médio. O material desenvolvido se constitui de vídeos curtos ... -
Arduino : uma ferramenta para aquisição de dados, controle e automação de experimentos de óptica em laboratório didático de física no ensino médio
(2014) [Dissertação]O presente trabalho tem como proposta apresentar algumas possibilidades para o uso da placa de prototipagem Arduino, uma plataforma de hardware e software livres, em conjunto com as tecnologias da informação e comunicação ... -
Investigando enunciados sobre a interdisciplinaridade no contexto das mudanças curriculares para o ensino médio no Brasil e no Rio Grande do Sul
(2014) [Tese]A partir das mudanças curriculares operadas no Brasil e no Rio Grande do Sul na direção de se institucionalizar a interdisciplinaridade na escola básica e das lacunas apresentadas pelas pesquisas da área, principalmente ... -
O uso de videoaulas para a aprendizagem de cinemática
(2014) [Dissertação]Nesse trabalho foi produzido um minicurso de Cinemática com ênfase em interpretação de gráficos. Foram elaboradas seis Videoaulas que abrangeram conceitos básicos da Cinemática tais como referencial, posição, deslocamento, ... -
Inserindo conceitos e princípios de mecânica quântica no ensino médio : estados quânticos e superposição linear de estados
(2015) [Tese]Apresenta-se, nesta tese, os resultados da investigação da compreensão de alguns conceitos e princípios de Mecânica Quântica por alunos de Ensino Médio de duas escolas públicas em um curso de, aproximadamente, 25 horas-aula, ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas em teoria eletromagnética : influências na aprendizagem de alunos de graduação e uma proposta inicial de um campo conceitual para o conceito de campo eletromagnético
(2015) [Tese]Neste trabalho discutimos os resultados de uma pesquisa envolvendo três estudos sobre as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, propostas por Moreira (2011), aplicadas ao Eletromagnetismo, tendo como corpo ... -
Laser de rubi : uma abordagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
(2015) [Tese]A Tese em Ensino de Física, “Laser de Rubi: uma abordagem baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)”, possui como referencial teórico principalmente a Teoria da Assimilação e da Retenção Significativas ... -
Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
(2015) [Dissertação]Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que integrou o tópico de Supercondutividade no Ensino Médio regular de uma escola pública situada na cidade de Veranópolis, RS, sob o ... -
Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de física segundo a perspectiva sociocultural
(2015) [Tese]Esta pesquisa foi realizada em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e dedicou-se ao estudo de alguns conceitos de Física Quântica na formação de professores de Física, sob a perspectiva do referencial ... -
Uma perspectiva sociocultural para a introdução de conceitos de física quântica no ensino médio : análise das interações discursivas em uma unidade didática centrada no uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2015) [Dissertação]Este trabalho relata a produção, implementação e avaliação de um curso sobre física quântica destinado a alunos do Ensino Médio. A unidade didática foi inspirada nas propostas de Ostermann et al. (2009) e Pessoa Jr. (1997, ... -
Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de física
(2015) [Dissertação]Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais (MP) na área de Ensino desde a homologação pela Capes, em 2001, de um documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional ... -
Ensino de termodinâmica a partir de situações da engenharia : integrando as metodologias de projetos e as unidades de ensino potencialmente significativas
(2015) [Tese]Dentre os problemas tradicionalmente acatados pela educação em ciências, cita-se o desenvolvimento e avaliação de estratégias para o ensino de conceitos científicos. A literatura também apresenta vários problemas no Ensino ... -
Experimentos de baixo custo para o ensino de física em nível médio usando a placa Arduino-UNO
(2015) [Dissertação]Um dos principais desafios que um professor de Física enfrenta ao tentar atualizar suas aulas e trazer novas abordagens para o contexto escolar diz respeito a infraestrutura necessária para implementá-las. O presente ... -
Ressignificação das atividades experimentais no ensino de física por meio do enfoque no processo de modelagem científica
(2015) [Tese]A forma dissociada como teoria e prática são frequentemente tratadas no ensino de Física contribui para que os estudantes tenham dificuldades para dar sentido aos conhecimentos científicos. Analisando especificamente as ... -
Por uma pesquisa em ensino de física menos universal : considerando contextos e idioculturas na educação científica
(2016) [Tese]A presente pesquisa investigou diferentes usos e sentidos atribuídos ao conceito de contextualização na educação científica e explorou um modelo teórico para pensá-lo, baseado na psicologia cultural de Michael Cole. A ... -
Apresentando conceitos do movimento de queda dos corpos no ensino fundamental através de um aporte histórico e epistemológico
(2016) [Dissertação]Este trabalho relata a aplicação de uma proposta didática para introduzir a Física no Ensino Fundamental através do estudo do movimento de queda dos corpos. Este fenômeno foi tratado através de três distintas teorias ...