Listar Enseñanza de Física por título
Mostrando ítems 114-133 de 203
-
Impacto do mestrado profissional em ensino de física da UFRGS na prática docente : um estudo de caso
(2013) [Tesis]Este trabalho tem por objetivo principal analisar o impacto de um Mestrado Profissional de Ensino de Física na vida profissional de seus alunos. Apresenta-se uma análise sobre os saberes profissionais, cunhados por Tardif ... -
Implantação da Base Nacional Comum Curricular : estudo de caso com dois professores de Física
(2024) [Tesis de maestría]Esta investigação teve por objetivo apresentar um panorama, desde o ponto de vista de dois professores, sobre a implementação de dois documentos normativos recentes, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei 13.415/2017, ... -
Implicações do conhecimento conectado para o ensino de física : uma análise do projeto gurias nas exatas
(2019) [Tesis de maestría]Segundo dados disponibilizados pelo CNPq o número de mulheres na graduação, mestrado e doutorado é maior do que o de homens. No entanto, a distribuição de mulheres em relação a área de atuação não é homogênea. No Brasil, ... -
A inferência à melhor explicação como heurística para o ensino de história da ciência na formação de professores de física
(2021) [Tesis]Esta tese busca desenvolver e implementar uma estrutura narrativa para abordar episódios da história da Ciência na formação de professores de Física. Suas bases teóricas são a Inferência à Melhor Explicação (IME) e a “visão ... -
Inovação didática no ensino de Física : um estudo sobre a adoção do método Peer Instruction pelos alunos de Mestrados Profissionais em Ensino no Brasil
(2021) [Tesis de maestría]Entre outros fatores, a melhoria da qualidade da educação escolar demanda investimentos na formação didático-pedagógica dos docentes. Essa não deve ficar restrita à formação inicial, mas também incluir à continuada, ... -
Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
(2006) [Tesis de maestría]Este trabalho apresenta a elaboração, aplicação em sala de aula e os resultados da proposta de um curso introdutório à mecânica quântica para futuros professores de ensino médio. O curso foi aplicado na Universidade de ... -
A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio
(2008) [Tesis de maestría]Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento, a implementação e os resultados de uma proposta motivadora aplicada no ensino de Física em nível médio. Defendemos que questões epistemológicas e elementos da história da ... -
Inserção de tópicos de física quântica no ensino médio através de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2012) [Tesis de maestría]Inserir conteúdos de Física Quântica no Ensino Médio torna-se um desafio para os professores, tanto por uma possível falta de preparo como pela falta de incentivo. Apesar da existência de materiais didáticos disponíveis, ... -
Inserindo conceitos e princípios de mecânica quântica no ensino médio : estados quânticos e superposição linear de estados
(2015) [Tesis]Apresenta-se, nesta tese, os resultados da investigação da compreensão de alguns conceitos e princípios de Mecânica Quântica por alunos de Ensino Médio de duas escolas públicas em um curso de, aproximadamente, 25 horas-aula, ... -
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
(2017) [Tesis de maestría]Este trabalho analisa se o estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia pode servir como facilitador para a aprendizagem significativa de conceitos físicos por alunos do Ensino Médio. ... -
Introdução à física moderna no ensino médio através da discussão do dualismo onda-partícula
(2008) [Tesis de maestría]Este trabalho relata a experiência obtida com alunos de ensino médio de um curso de caráter extracurricular onde foram tratados temas tais como: Efeito Fotoelétrico, Efeito Compton, Radiação do Corpo Negro, Difração e ... -
Introdução ao uso da informática no ensino de física no ensino médio
(2005) [Tesis de maestría]Neste trabalho foi proposta e avaliada uma concepção alternativa de ensino de Física para o ensino médio, onde recursos de informática, como: animações, applets, páginas e softwares educacionais, foram incorporados ao ... -
Uma introdução conceitual à relatividade especial no ensino médio
(2005) [Tesis de maestría]Este trabalho apresenta a implementação da proposta, e os resultados obtidos com sua aplicação em sala de aula, de um curso introdutório à teoria da Relatividade Especial para alunos de ensino médio. Essa proposta tem como ... -
Introduzindo física moderna no ensino médio a partir do tema estruturador radiação eletromagnética : luz, cores e aplicações médicas
(2014) [Tesis de maestría]Neste trabalho são propostos textos e atividades para apresentação em sala de aula de temas relacionados com oscilações, ondas, radiação eletromagnética, cores, propriedades corpusculares da luz, modelos atômicos, radiações ... -
Investigação da aprendizagem em física básica universitária a partir de um ensino que integra situações e conceitos das disciplinas de cálculo I e de física I
(2013) [Tesis]A presente tese teve por objetivo investigar e desenvolver formas alternativas de abordagem dos conteúdos matemáticos de Cálculo I, através de sua integração com conteúdos da disciplina de Física I, com vistas à aprendizagem ... -
Uma investigação exploratória sobre as implicações das experiências de primeiro semestre de curso na decisão de evadir ou persistir dos estudantes de licenciatura em física da UFRGS
(2020) [Tesis de maestría]O objetivo geral desta pesquisa é investigar o processo de decisão pela persistência dos estudantes nos cursos de Licenciatura do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS), em particular ... -
Uma investigação sobre o uso de aspectos epistemológicos nas estratégias didáticas de futuros professores de física no estágio supervisionado
(2017) [Tesis de maestría]A pesquisa na área de Ensino de Ciências tem indicado que o ensino de Física na Educação Básica deve ser acompanhado de discussões acerca da natureza da ciência (NdC). Pesquisas apontam, no entanto, que essa inserção não ... -
Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de física do ensino médio
(2008) [Tesis de maestría]O objetivo deste trabalho foi investigar a aprendizagem por parte de professores de Física do ensino médio de conceitos específicos ao campo conceitual associado à modelagem científica, tais como: idealizações, aproximações, ... -
Investigando enunciados sobre a interdisciplinaridade no contexto das mudanças curriculares para o ensino médio no Brasil e no Rio Grande do Sul
(2014) [Tesis]A partir das mudanças curriculares operadas no Brasil e no Rio Grande do Sul na direção de se institucionalizar a interdisciplinaridade na escola básica e das lacunas apresentadas pelas pesquisas da área, principalmente ... -
O lado oculto do fóton : a estabilização de um actante mediada por diferentes gêneros do discurso
(2018) [Tesis]Apresentamos, nesta tese, uma investigação sobre a estabilização ontológica do fóton, um actante inicialmente articulado no contexto da primeira revolução da Física Quântica. Partindo dos Estudos da Ciência de Bruno Latour, ...