Listar Enseñanza de Física por fecha de publicación
Mostrando ítems 101-120 de 203
-
Investigando enunciados sobre a interdisciplinaridade no contexto das mudanças curriculares para o ensino médio no Brasil e no Rio Grande do Sul
(2014) [Tesis]A partir das mudanças curriculares operadas no Brasil e no Rio Grande do Sul na direção de se institucionalizar a interdisciplinaridade na escola básica e das lacunas apresentadas pelas pesquisas da área, principalmente ... -
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural
(2014) [Tesis de maestría]Este trabalho envolve a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores de Física. O objetivo da pesquisa foi estudar a compreensão sobre inter-relações CTS e aspectos didático-pedagógicos do ... -
O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
(2014) [Tesis de maestría]Nesta dissertação relatamos uma experiência de ensino de Radioatividade motivada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e trabalhada com os estudantes do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche ... -
O uso de videoaulas para a aprendizagem de cinemática
(2014) [Tesis de maestría]Nesse trabalho foi produzido um minicurso de Cinemática com ênfase em interpretação de gráficos. Foram elaboradas seis Videoaulas que abrangeram conceitos básicos da Cinemática tais como referencial, posição, deslocamento, ... -
Oficina astronômica : uma proposta de atividades utilizando materiais potencialmente significativos para ensino médio
(2014) [Tesis de maestría]Este trabalho é um relato das atividades desenvolvidas dentro da disciplina de Física, em duas turmas de 1º ano de Ensino Médio Politécnico da E.E.E.M. Elisa Tramontina de Carlos Barbosa, RS, tendo como tema Oficina ... -
Ensino de conceitos básicos de eletricidade através da análise do consumo de energia elétrica em uma escola de ensino médio
(2014) [Tesis de maestría]Neste trabalho, é apresentada uma proposta para o ensino de conceitos de eletricidade para alunos do Ensino Médio através de um projeto sobre o consumo de energia elétrica. Há uma carência nos livros didáticos brasileiros, ... -
Arduino : uma ferramenta para aquisição de dados, controle e automação de experimentos de óptica em laboratório didático de física no ensino médio
(2014) [Tesis de maestría]O presente trabalho tem como proposta apresentar algumas possibilidades para o uso da placa de prototipagem Arduino, uma plataforma de hardware e software livres, em conjunto com as tecnologias da informação e comunicação ... -
Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua integração com a fotografia para o ensino da óptica
(2014) [Tesis de maestría]A presente dissertação pretende mostrar o desenvolvimento, a execução, a análise e as conclusões provenientes de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Física, cuja finalidade esteve em avaliar o impacto de uma abordagem ... -
Laser de rubi : uma abordagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
(2015) [Tesis]A Tese em Ensino de Física, “Laser de Rubi: uma abordagem baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)”, possui como referencial teórico principalmente a Teoria da Assimilação e da Retenção Significativas ... -
Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de física
(2015) [Tesis de maestría]Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais (MP) na área de Ensino desde a homologação pela Capes, em 2001, de um documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional ... -
Inserindo conceitos e princípios de mecânica quântica no ensino médio : estados quânticos e superposição linear de estados
(2015) [Tesis]Apresenta-se, nesta tese, os resultados da investigação da compreensão de alguns conceitos e princípios de Mecânica Quântica por alunos de Ensino Médio de duas escolas públicas em um curso de, aproximadamente, 25 horas-aula, ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas em teoria eletromagnética : influências na aprendizagem de alunos de graduação e uma proposta inicial de um campo conceitual para o conceito de campo eletromagnético
(2015) [Tesis]Neste trabalho discutimos os resultados de uma pesquisa envolvendo três estudos sobre as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, propostas por Moreira (2011), aplicadas ao Eletromagnetismo, tendo como corpo ... -
Experimentos de baixo custo para o ensino de física em nível médio usando a placa Arduino-UNO
(2015) [Tesis de maestría]Um dos principais desafios que um professor de Física enfrenta ao tentar atualizar suas aulas e trazer novas abordagens para o contexto escolar diz respeito a infraestrutura necessária para implementá-las. O presente ... -
Uma perspectiva sociocultural para a introdução de conceitos de física quântica no ensino médio : análise das interações discursivas em uma unidade didática centrada no uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2015) [Tesis de maestría]Este trabalho relata a produção, implementação e avaliação de um curso sobre física quântica destinado a alunos do Ensino Médio. A unidade didática foi inspirada nas propostas de Ostermann et al. (2009) e Pessoa Jr. (1997, ... -
Ensino de termodinâmica a partir de situações da engenharia : integrando as metodologias de projetos e as unidades de ensino potencialmente significativas
(2015) [Tesis]Dentre os problemas tradicionalmente acatados pela educação em ciências, cita-se o desenvolvimento e avaliação de estratégias para o ensino de conceitos científicos. A literatura também apresenta vários problemas no Ensino ... -
Ressignificação das atividades experimentais no ensino de física por meio do enfoque no processo de modelagem científica
(2015) [Tesis]A forma dissociada como teoria e prática são frequentemente tratadas no ensino de Física contribui para que os estudantes tenham dificuldades para dar sentido aos conhecimentos científicos. Analisando especificamente as ... -
Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
(2015) [Tesis de maestría]Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que integrou o tópico de Supercondutividade no Ensino Médio regular de uma escola pública situada na cidade de Veranópolis, RS, sob o ... -
Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de física segundo a perspectiva sociocultural
(2015) [Tesis]Esta pesquisa foi realizada em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e dedicou-se ao estudo de alguns conceitos de Física Quântica na formação de professores de Física, sob a perspectiva do referencial ... -
Aprendizagem de física, trabalho colaborativo e crenças de autoeficácia : um estudo de caso com o método team-based learning em uma disciplina introdutória de eletromagnetismo
(2016) [Tesis de maestría]O ensino de Física Geral nas universidades brasileiras é frequentemente relacionado a dois problemas correlacionados: dificuldade de aprendizagem e desmotivação. Ambos são agravados pela adoção estrita do método de ensino ... -
Fundamentos metodológicos para a medida de carga cognitiva e do conhecimento prévio num contexto de ensino de cinemática com o auxílio de uma hipermídia
(2016) [Tesis]Neste trabalho foi estudada a utilização de um sistema hipermídia como um instrumento de avaliação de conhecimento prévio e de medida educacional, dentro da perspectiva da teoria da carga cognitiva e da teoria da aprendizagem ...