Browsing Teaching of Physics by Title
Now showing items 173-192 of 203
-
Raça e gênero na Física : trajetórias acadêmicas de mulheres negras
(2023) [Dissertation]A ciência moderna e contemporânea, como uma instituição de poder da sociedade, foi construída sobre estruturas coloniais opressivas, como o racismo e o sexismo, que operam na exclusão epistêmica e ontológica daqueles ... -
Realidade ou ficção? : a análise de desenhos animados e filmes motivando a física na sala de aula
(2004) [Dissertation]Este trabalho relata a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com ... -
O refrigerador doméstico como instrumento motivador para o ensino de física térmica : uma proposta para o curso Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização
(2013) [Dissertation]Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino de Física Térmica contextualizada e integrada à formação técnica para alunos de nível médio do curso Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização do Instituto Federal ... -
Representações da astronomia
(2017) [Thesis]Nas últimas décadas diversos produtos oriundos do desenvolvimento científico têm se tornado cada vez mais presentes na vida das pessoas e em razão disso os estudantes, atualmente, têm seu acesso à informação facilitado. ... -
Representações sociais da física
(2014) [Dissertation]Nesta dissertação de mestrado, procurou-se identificar as possíveis representações sociais da Física entre pessoas (N = 9.617) de diferentes grupos sociais. A importância dessas representações sociais decorre de que o ... -
Representações sociais da física quântica
(2009) [Dissertation]Apresenta-se um estudo preliminar a respeito das possíveis representações sociais da Física Quântica entre estudantes de diferentes grupos sociais. Após levantamento prévio sobre associações possíveis para a expressão ... -
Representações sociais de conceitos de física moderna e contemporânea
(2013) [Thesis]Na perspectiva da aprendizagem significativa, o conhecimento prévio, ou subsunçor, do aprendiz é imprescindível para que ocorra a ancoragem cognitiva. As representações sociais, juntamente com outras ideias que compõem a ... -
Resolução de problemas abertos para aprendizagem de física no ensino médio na perspectiva da modelagem didático-científica
(2018) [Thesis]Atividades de resolução de problemas de física em nível médio, via de regra, resumem-se à memorização, por parte dos estudantes, de procedimentos rotineiros e busca da equação que melhor se encaixa nos dados fornecidos no ... -
Ressignificação das atividades experimentais no ensino de física por meio do enfoque no processo de modelagem científica
(2015) [Thesis]A forma dissociada como teoria e prática são frequentemente tratadas no ensino de Física contribui para que os estudantes tenham dificuldades para dar sentido aos conhecimentos científicos. Analisando especificamente as ... -
Uma sequência didática com os métodos instrução pelos colegas (Peer Instruction) e ensino sob medida (Just-in-time Teaching) para o estudo de ondulatória no ensino médio
(2016) [Dissertation]O objetivo deste trabalho é o ensino de ondulatória através de uma metodologia ativa de ensino que permita aos estudantes se engajarem com a própria aprendizagem. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma sequência ... -
O sistema solar : um programa de astronomia para o ensino médio
(2007) [Dissertation]Este trabalho relata as atividades desenvolvidas na disciplina de Física em duas turmas de Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. Esses alunos tiveram a oportunidade de estudar, no último semestre do curso, ... -
Sobre a estrutura organizacional das explicações científicas no ensino de física
(2016) [Dissertation]Explicações científicas são um dos elementos mais importantes do ensino de ciências. Elas estão relacionadas com a noção de natureza de ciência que reproduzimos, à compreensão adequada de conceitos e ao compartilhamento ... -
Sobre o ensino do conceito de estado em cursos introdutórios de mecânica quântica
(2008) [Dissertation]Apresenta-se um estudo desenvolvido em três etapas com o intuito de analisar as principais dificuldades de compreensão pelos alunos de dois importantes conceitos da Mecânica Quântica (MQ): estado quântico e superposição ... -
Tecnologias computacionais como recurso complementar no ensino de física térmica
(2007) [Dissertation]O ensino de Física no Brasil passa por muitas dificuldades. Cabe ao professor a tarefa de buscar novas metodologias de ensino para tornar as aulas mais interativas e atraentes para os alunos, como forma de despertar maior ... -
Tecnologias da informação e comunicação como recurso instrucional para uma unidade didática sobre a relação entre força e movimento
(2012) [Dissertation]O objetivo deste trabalho foi estruturar uma unidade didática, para o ensino de dinâmica, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. O ... -
Teias de aprendizagem : uma proposta de ensino com recursos educacionais abertos baseada na perspectiva de Ivan Illich
(2017) [Dissertation]Esta dissertação descreve uma intervenção desescolarizada efetivada dentro da escola. Desescolarizada no sentido de que há na intervenção um desprendimento das coisas tipicamente escolares como currículo, regras temporais ... -
O tema da supercondutividade no nível médio : desenvolvimento de material hipermídia fundamentado em epistemologias contemporâneas
(2008) [Dissertation]Neste trabalho descrevemos a concepção e o desenvolvimento de uma página na Internet sobre o tema da supercondutividade, bem como o uso e avaliação da página como instrumento de ensino em uma turma de terceiro ano do Ensino ... -
A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental
(2010) [Dissertation]Neste trabalho, propõe-se o estudo da temática da Energia e de suas aplicações de forma que os alunos se apropriem do conhecimento científico relacionando-o com o seu dia a dia. O objetivo deste projeto foi realizar uma ... -
Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
(2016) [Dissertation]Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que abordou um tópico de Física Moderna e Contemporânea, a Teoria da Relatividade Restrita, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em uma ... -
Trabalhos trimestrais : uma proposta de pequenos projetos de pesquisa no ensino da física
(2005) [Dissertation]Os Trabalhos Trimestrais são atividades da disciplina de Física, assim como o laboratório didático, as demonstrações experimentais e as aulas expositivas. No início do trimestre o professor apresenta algumas propostas que ...