Browsing Teaching of Physics by Title
Now showing items 27-46 of 203
-
Autorregulação e persistência universitária : o sentido das experiências universitárias nos cursos de Física como um elemento decisivo da persistência estudantil
(2024) [Thesis]Um chavão costumeiramente difundido é de que somos produto de nossas experiências. Menos destacado, no entanto, é o fato de que as pessoas, quando submetidas a uma mesma experiência, podem reagir de modo muito distinto. A ... -
Avaliação no ensino de ciências no nível fundamental : investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo “escuta” e intervenções em escolas
(2017) [Thesis]Resumo não disponível -
Buscando convergências entre valores e práticas pedagógicas : o ensino de ciências em um ciclo de pesquisa-ação na escola em uma prisão
(2021) [Dissertation]As constantes violações de direitos humanos nas penitenciárias do Brasil contribuem para a reprodução das desigualdades e para o aumento dos casos de violência na sociedade. Nesse cenário opressor, ações educativas, ainda ... -
Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de física segundo a perspectiva sociocultural
(2015) [Thesis]Esta pesquisa foi realizada em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e dedicou-se ao estudo de alguns conceitos de Física Quântica na formação de professores de Física, sob a perspectiva do referencial ... -
Comunidades de prática como espaços integradores nos Institutos Federais
(2021) [Thesis]A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), no ano de 2008, foi um marco significativo nas políticas públicas para a educação profissional no Brasil. Com o objetivo de ministrar, prioritariamente, ... -
Conhecimento aberto na educação em ciências e tecnologia : um estudo para a construção de uma educação emancipatória em sociedades do conhecimento
(2020) [Dissertation]Promover uma educação dialógica e problematizadora, que fomente o engajamento pessoal de cada educando na sua emancipação e na luta pela superação das situações de injustiça e dependência em que se encontra, é o desejo de ... -
Conhecimento específico e pedagógico : uma integração possível na disciplina de metodologia de ensino de física
(2009) [Dissertation]Este trabalho teve como foco melhorar a formação do professor de Física, a partir da integração entre conhecimento específico e pedagógico. Tomou-se, como fundamento, além das idéias de Vygotsky, através da interação entre ... -
A constituição performativa de identidades na pesquisa em ensino de física : uma perspectiva pós-estruturalista a partir da filosofia política feminista de Judith Butler
(2021) [Thesis]O combate às desigualdades de gênero nas áreas científicas e tecnológicas (C&T) têm recebido atenção crescente no contexto brasileiro, resultando não apenas em um aumento expressivo do número de publicações sobre o tema ... -
A construção do conceito de inovação didática à luz da teoria antropológica do didático : um ensaio teórico
(2021) [Dissertation]O uso cotidiano do termo “inovação” costuma ser associado ao lançamento de novos produtos ou serviços que proporcionam soluções para necessidades percebidas, ou a serem fomentadas em campanhas de marketing, para os mais ... -
Construção do diagrama Hertzsprung-Russel através do stellarium : uma proposta para explorar conceitos de física moderna e contemporânea no ensino médio
(2017) [Dissertation]Neste trabalho propõe-se explorar conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) a partir de fenômenos físicos presentes na física estelar, utilizando o software Stellarium como ferramenta no desenvolvimento de atividades ... -
Construção e aplicação de um material didático para inserção da Astronomia no ensino médio : uma proposta baseada nos referenciais curriculares do Rio Grande do Sul
(2012) [Dissertation]Um novo referencial curricular para o estado do Rio Grande do Sul foi estabelecido e passou a vigorar em março de 2010. Intitulado Lições do Rio Grande, tal referencial preserva os temas estruturantes das Orientações ... -
A construção e apropriação do conhecimento através da interação discente e di-docente em projetos experimentais no ensino de física
(2012) [Dissertation]No atual sistema educacional os métodos de ensino normalmente privilegiam a transmissão autoritária de conhecimentos, valorizando a habilidade do aluno em memorizar e reproduzir o conteúdo curricular, sem evidenciar a ... -
A contextualização da astronomia no ensino da termodinâmica
(2016) [Dissertation]Um dos desafios dos professores de física do ensino médio é realizar práticas que despertem o interesse dos alunos pelas aulas. O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), a apresentação de experimentos e de ... -
Contribuições de um espaço de ensino não formal na formação de identidades de estudantes do ensino básico à luz da Teoria Social da Aprendizagem de Wenger : um estudo de caso no Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior (CTA Jr.)
(2022) [Dissertation]A desmotivação em aprender Física e a dificuldade dos alunos em atribuir significado a conteúdos apresentados em sala de aula são alguns dos problemas enfrentados pelo Ensino de Física nas escolas públicas do Brasil. Na ... -
Crenças e atitudes sobre o uso de atividades experimentais e computacionais no ensino de física por parte de professores do ensino médio
(2011) [Dissertation]A literatura aponta diversas vantagens para o uso de atividades experimentais (AE) e de atividades computacionais (AC) no ensino de Física. Estudos mais recentes têm concluído que a combinação desses dois recursos pode ser ... -
O cultivo de comunidades de prática para a formação continuada de professores na interface Escola-Universidade : um olhar histórico sobre as vivências do núcleo de pesquisas em inovação curricular
(2021) [Dissertation]Diante dos problemas enfrentados na Formação Continuada de Professores no Brasil, marcada pelo distanciamento entre as discussões em nível universitário e as urgências experimentadas no cotidiano escolar, é fundamental que ... -
Cultivo de una comunidad de práctica virtual para la resignificación de los procesos de formación inicial de profesores de Física
(2021) [Thesis]La brecha entre la investigación educativa y la práctica docente es un tema ampliamente discutido por más de 20 años, tanto a nivel general, como específico de la enseñanza de las ciencias. Una alternativa señalada en la ... -
Um currículo de física para as primeiras séries do ensino fundamental
(2004) [Dissertation]A presente dissertação oferece o relato de um programa desenvolvido para crianças de idades entre sete e dez anos, às quais foi oferecida a oportunidade de aprender Física através de atividades experimentais do tipo ... -
Os currículos dos Cursos Pré vestibulares populares de Porto Alegre : a construção e a participação dos professores de Ciências da Natureza
(2024) [Dissertation]Os Cursos Pré-Vestibulares Populares são iniciativas que lutam pela redução das desigualdades geradas pelo sistema de ingresso na universidade, que, no Brasil, consiste na aplicação de concursos vestibulares, realizados ... -
Um curso de mecânica quântica para professores de física do ensino médio
(2009) [Dissertation]No Ensino Médio a maioria dos professores de Física se prende aos conteúdos de Mecânica Clássica. Preferem aprofundar assuntos como cinemática e plano inclinado do que discutir um pouco de Física Moderna. Entretanto, os ...