Browsing Teaching of Physics by Author "Moreira, Marco Antonio"
Now showing items 21-32 of 32
-
Partículas elementares e interações fundamentais no ensino médio
Pinheiro, Lisiane Araújo (2011) [Dissertation]Nesta dissertação apresenta-se uma sugestão de atualização curricular para o Ensino Médio por meio da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. O objetivo desta dissertação foi desenvolver e aplicar uma Unidade ... -
A pedagogia de projetos como estratégia de ensino para alunos da educação de jovens e adultos : em busca de uma aprendizagem significativa em física
Espíndola, Karen (2005) [Dissertation]Este trabalho apresenta uma estratégia de ensino desenvolvida com alunos jovens e adultos. A proposta é utilizar uma estratégia diferente dos métodos tradicionais para ensinar Física a um grupo de alunos jovens e adultos: ... -
Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua integração com a fotografia para o ensino da óptica
Vieira, Patrese Coelho (2014) [Dissertation]A presente dissertação pretende mostrar o desenvolvimento, a execução, a análise e as conclusões provenientes de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Física, cuja finalidade esteve em avaliar o impacto de uma abordagem ... -
Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
Tonelli, Luís Galileu Gall (2014) [Dissertation]A presente dissertação trata de um relato de experiência da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo como base o ensino dos Estados Físicos da Matéria em especial focando o estudo dos ... -
Representações da astronomia
Debom, Camila Riegel (2017) [Thesis]Nas últimas décadas diversos produtos oriundos do desenvolvimento científico têm se tornado cada vez mais presentes na vida das pessoas e em razão disso os estudantes, atualmente, têm seu acesso à informação facilitado. ... -
Representações sociais da física
Prass, Alberto Ricardo (2014) [Dissertation]Nesta dissertação de mestrado, procurou-se identificar as possíveis representações sociais da Física entre pessoas (N = 9.617) de diferentes grupos sociais. A importância dessas representações sociais decorre de que o ... -
Representações sociais da física quântica
Hilger, Thaís Rafaela (2009) [Dissertation]Apresenta-se um estudo preliminar a respeito das possíveis representações sociais da Física Quântica entre estudantes de diferentes grupos sociais. Após levantamento prévio sobre associações possíveis para a expressão ... -
Representações sociais de conceitos de física moderna e contemporânea
Hilger, Thaís Rafaela (2013) [Thesis]Na perspectiva da aprendizagem significativa, o conhecimento prévio, ou subsunçor, do aprendiz é imprescindível para que ocorra a ancoragem cognitiva. As representações sociais, juntamente com outras ideias que compõem a ... -
Sobre o ensino do conceito de estado em cursos introdutórios de mecânica quântica
Rocha, Carlos Raphael (2008) [Dissertation]Apresenta-se um estudo desenvolvido em três etapas com o intuito de analisar as principais dificuldades de compreensão pelos alunos de dois importantes conceitos da Mecânica Quântica (MQ): estado quântico e superposição ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas em teoria eletromagnética : influências na aprendizagem de alunos de graduação e uma proposta inicial de um campo conceitual para o conceito de campo eletromagnético
Pantoja, Glauco Cohen Ferreira (2015) [Thesis]Neste trabalho discutimos os resultados de uma pesquisa envolvendo três estudos sobre as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, propostas por Moreira (2011), aplicadas ao Eletromagnetismo, tendo como corpo ... -
A utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como instrumento potencializador visando proporcionar uma aprendizagem mais significativa em física de fluidos
Stensmann, Berenice Helena Wierner (2005) [Dissertation]Este trabalho apresenta um estudo de aprendizagem desenvolvido no Colégio Marista Rosário de Porto Alegre durante o segundo semestre de 2004. O corpo de conhecimento trabalhado foi Mecânica dos Fluidos (Hidrostática e ... -
O Vê de Gowin conectando teoria e experimentação em Física Geral : questões didáticas, metodológicas e epistemológicas relevantes ao processo
Cappelletto, Eliane (2009) [Dissertation]Neste trabalho apresentamos uma investigação desenvolvida ao longo de três anos em cursos introdutórios de Física da Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo foi minimizar a dicotomia observada entre teoria e ...