• A ação física na cena da maturidade 

      Silva, Carmen Silvia Maria (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Resumo não disponível
    • Amor e Revolução : o ato político de educação através do teatro 

      Oliveira, Fabiane Castilho (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho propõe-se a entender as relações de cidadania estabelecidas nas aulas de teatro do Curso Pré Vestibular Popular (CPVP) Resgate – localizado no município de Porto Alegre – RS, a partir de discussões e reflexões ...
    • A arte e a inclusão em EJA : projetos na Escola Municipal Porto Alegre/RS 

      Santos, Elaine Regina Lopes dos (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho faz levantamento dos projetos que incluem a arte (música, teatro, artes visuais, dança) como metodologia para aprendizagem em outras áreas do conhecimento (ex. matemática, educação física) na Educação ...
    • Artesanato : o fazer artesanal como fonte de renda e aproximação da família 

      Schaefer, Vera Regina (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O projeto foi desenvolvido com as mães da comunidade do Bairro Restinga Nova, cujos filhos estudam na Escola Municipal do Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas, em Porto Alegre, visando a geração de renda e aproximação ...
    • Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos 

      Anjos, Rosa Virgínia de Oliveira dos (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho será baseado nos conceitos de arte, arte-surda e auto-estima, que nortearão as analises realizadas das entrevistas. As mesmas serão filmadas e transcritas por pessoa qualificada na tradução de LIBRAS para o ...
    • Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola 

      Iablonovski, Gabriela Marques (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A pesquisa parte de uma análise autobiográfica sobre minhas vivências como estudante de teatro e de pedagogia. Proponho-me a realizar um resgate de momentos em que, na minha experiência, as duas áreas se influenciaram. ...
    • O espaço do riso na sala de aula 

      Silva, Gabriela Usevicius Maia da (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo investigar os espaços do riso e do humor na sala de aula, em uma turma de 3ª série de uma da escola rede Estadual de Porto Alegre, na qual realizei minha prática docente. Procuro, estimulada ...
    • O fazer tramático : linguagens artísticas em experiências dialógicas e colaborativas 

      Moratori, Roberta (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como principal objetivo examinar a abordagem metodológica tramática como estratégia pedagógica para a efetivação de um teatro-educação. Nesta pesquisa realiza-se uma reflexão sobre as contribuições ...
    • Gente que ri : o riso em sala de aula 

      Farenzena, Vanessa (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. ...
    • Pequeno dicionário regional de LIBRAS para Artes 

      Vales, Lucila dos Santos (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho de conclusão consiste na elaboração de um dicionário regional de Arte em LIBRAS. É uma pesquisa realizada com professores de Educação Artística em escolas de surdos de Porto Alegre e também com intérpretes ...
    • Porto Alegre : entre o conhecido e o desconhecido 

      Alarcón Torres, Angélica (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta pesquisa surge de minha incerteza como estrangeira ao tentar localizarme nesta cidade que não parece seguir o típico modelo reticular urbanístico espanhol que se pode encontrar em cidades como Bogotá, Buenos Aires, ...
    • A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais 

      Fontana, Maristela Vigolo (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este projeto visa entender como se faz, pensa e cria um objeto de aprendizagem que favoreça o ensino de arte-educação, de forma lúdica, a partir da construção de um objeto de aprendizagem de autoria. Tendo por finalidade ...
    • ¨Tem alguma coisa acontecendo aqui¨ : espaços e lugares do teatro na escola 

      Bastos, Fernanda Possamai (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho investiga as possibilidades de um fazer teatral dentro do ambiente escolar que vá ao encontro das tendências contemporâneas do teatro. O problema da falta de um lugar adequado para a prática teatral na ...
    • Vem pra roda : contando histórias na educação infantil 

      Cavalheiro, Tanise Peres Madeira (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta pesquisa aborda a contação de histórias na Educação Infantil como ponto de partida para o desenvolvimento do diálogo (momento de encontro) e também como facilitadora, proporcionando a inclusão de qualquer criança no ...
    • Ver e ser visto : reflexões de uma atriz e possibilidades pedagógicas 

      Ferreira, Sofia Rodrigues (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho consiste na descrição das relações de visibilidade, de acordo com o quadro relacional, da teoria de jogos ópticos de Eric Landowski, e na relação destas com algumas experiências vivenciadas como atriz e ...
    • Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia 

      Melo, Ana Carolina Carvalho de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo pesquisa como o humor se apresenta no ensino de Ciências e Biologia. O texto traz breve introdução sobre aspectos e teorias que abordam o tema e faz um levantamento das questões consideradas humoradas em provas ...