Navegação Produção Científica por Assunto "Visual impairment"
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Acesso à literatura infantojuvenil por sujeitos com deficiência visual
(2023) [Artigo de periódico]Atualmente, encontramos uma variedade de livros infantis e juvenis no mercado editorial que proporcionam aos seus leitores acesso à literatura. No entanto, encontramos poucos livros que contemplem em sua totalidade as ... -
Aspectos fisiopatológicos e avaliação do estado nutricional de indivíduos com deficiências físicas
(2011) [Artigo de periódico]A deficiência é definida como perda ou anomalia de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Em pessoas com deficiência física, auditiva e visual, o estado nutricional pode estar alterado por consequências ... -
Codesign e fabricação digital aplicados ao desenvolvimento de um recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual
(2022) [Trabalho completo publicado em evento] -
Desenvolvimento de brinquedos para crianças com deficiência visual : um estudo de caso
(2014) [Artigo de periódico]A utilização dos brinquedos no período da infância caracteriza-se como fonte de estímulo para desenvolvimento dos domínios cognitivo, físico e psicossocial. Quando a criança possui deficiência visual, as dificuldades ... -
Diretrizes para o design de interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem voltadas a usuários com baixa visão
(2021) [Artigo de periódico]Esta pesquisa descreve o processo de elaboração de um conjunto de 23 diretrizes para design de interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, voltadas aos estudantes com baixa visão. As diretrizes foram elaboradas de ... -
Drawing, virtual modeling and 3D print in the production of didactic models for the teaching-learning of visually impaired students : case study of nanostructured systems
(2015) [Artigo de periódico]The present study focused on the inclusion of visually impaired individuals in regular and special need education based on the proposal of educational resources to be applied in different disciplines. This study case ... -
O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
(2009) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA) referente ao estudo de função polinomial do 1° grau e o seu processo de acessibilidade, sendo aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio, na sala ... -
Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual
(2018) [Artigo de periódico]A infância é a fase da vida que pressupõe cuidados especiais no sentido de garantir atenção básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo. No caso da criança com deficiência visual o brinquedo pode ser fonte de estímulo ... -
Fabricação digital para auxiliar no ensino-aprendizado de alunos com deficiência visual : estudo de caso dos sistemas nanoestruturados
(2016) [Trabalho completo publicado em evento] -
Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento
(2020) [Artigo de periódico]Este trabalho tem origem em pesquisa desenvolvida pelo MULTI no âmbito do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS). O referido grupo dedica-se, principalmente, ao desenvolvimento e à produção de ... -
A participação das pessoas com deficiência visual na criação de recursos para museus produzidos por meio de tecnologias 3d
(2022) [Artigo de periódico]As tecnologias 3D vêm sendo aplicadas em recursos que ampliam o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu. O objetivo deste artigo é discutir a importância da inclusão das pessoas com deficiência visual ... -
A participação de pessoas com deficiência visual no projeto de recursos para museus produzidos por meio de tecnologias 3D
(2022) [Trabalho completo publicado em evento] -
A programação como elemento potencializador do processo de design de interface
(2018) [Artigo de periódico]O Design de Interface é fundamental no desenvolvimento de soluções amigáveis, intuitivas e que visem a melhor experiência possível do usuário. Considerando as limitações de pessoas com baixa visão para utilizar computadores, ...