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dc.contributor.advisorZielinsky, Monicapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Munir Klamtpt_BR
dc.date.accessioned2012-05-04T01:24:43Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40255pt_BR
dc.description.abstractAutotélico traz uma reflexão acerca das estruturas que constituem a linguagem poética com a qual trabalho. No decorrer dos anos percebi que as obras vêm se organizando através de regras próprias, relações estabelecidas no processo poético entre os conceitos de objeto, mitologia, construções narrativas cinemáticas e um espaço polissêmico manipulado pelo observador. Elementos heteróclitos que tendem a se interconectar e constituir um todo auto-organizado, através da regulação de um sistema unificador e coordenador dos elementos. Através da análise e reflexão sobre as principais obras em minha trajetória, permeada por questões teóricas e contrapontos com outras áreas, desenvolvo um pensamento sobre a obra como forma de instauração de realidades e apresento a idéia de uma estrutura poética como um processo contínuo de reconstrução, um sistema aberto em mutação, que tende a criar o ambiente material e teórico para novas reconfigurações ampliadas. Essa dissertação age, então, como uma ferramenta de mapeamento dos métodos de criação de sistemas para a instauração da obra artística, onde cada obra se apresenta una e múltipla, sinédoque de suas possibilidades, criando universos poéticos que se bifurcam e se transformam.pt_BR
dc.description.abstractAutotélico (Autotelic) presents a reflection about the structures of the poetic language in the author‟s work. Over the years the artworks have been organizing themselves through relationships established during poetic process between object concepts, mythology, cinematic narrative constructions and a polysemic space manipulated by the observer. Eccentric elements tend to interconnect to create an organized whole through an adjuster system in itself. The most important works in the author‟s portfolio were analyzed with the related theory and other areas‟ counterpoints. The ideas of artworks as a reality establisher and a poetic structure as a continuous process of rebuild and mutation are developed. This dissertation brings a kind of mapping tool of the conception methods where each work is unique and multiple creating poetic universes that are in touch and in transformation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArtwork conceptionen
dc.subjectArte : Objetopt_BR
dc.subjectRemeaningen
dc.subjectEspectadorpt_BR
dc.subjectMythologyen
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectNarrativa cinemáticapt_BR
dc.subjectCinematic narrativeen
dc.subjectObject-ideaen
dc.subjectArte : Ressignificaçãopt_BR
dc.subjectObserveren
dc.subjectAntitheticalen
dc.titleAutotélicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000828138pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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