Conhecimento e inovação no manejo de sistemas agroflorestais por citricultores ecológicos no Vale do Caí, RS
Fecha
2011Autor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
O manejo de sistemas agroflorestais requer uma nova forma de produção. Neste contexto, as dificuldades inerentes ao seu manejo fazem com que ocorra um processo de aprendizagem diferenciado. Nesta perspectiva, a pesquisa buscou responder ao seguinte problema: Por que agricultores introduzem sistemas agroflorestais e como desenvolvem conhecimento para o seu manejo? Para responder a este problema, foram selecionados dois grupos de citricultores ecológicos no Vale do Caí (RS), que manejam sistemas ...
O manejo de sistemas agroflorestais requer uma nova forma de produção. Neste contexto, as dificuldades inerentes ao seu manejo fazem com que ocorra um processo de aprendizagem diferenciado. Nesta perspectiva, a pesquisa buscou responder ao seguinte problema: Por que agricultores introduzem sistemas agroflorestais e como desenvolvem conhecimento para o seu manejo? Para responder a este problema, foram selecionados dois grupos de citricultores ecológicos no Vale do Caí (RS), que manejam sistemas agroflorestais, em um processo que iniciou antes da formulação de políticas públicas específicas e de estudos conhecidos para o tema. A pesquisa está inserida no campo da Agroecologia e embasada em referenciais teóricos que abordam a construção do conhecimento, o processo de inovação e a produção de novidades, utilizando elementos oferecidos pela Perspectiva Orientada ao Ator, agregando elementos da Teoria do Ator-Rede e da Perspectiva Multinivel. Os resultados indicam que na rede da citricultura ecológica fluem relações afetivas de amizade e parentesco, valores culturais, padrões de comportamento, informações, artefatos, técnicas e práticas. E a combinação de todos estes elementos constrói conhecimento. É um processo de construção conjunta, onde aquele que constrói também está sendo construído. Deste modo, não há como transpor conhecimentos sem adaptações. Foram identificados os motivos que definiram a tomada de decisão a cerca do manejo dos diferentes tipos sistemas agroflorestais, bem como as dificuldades e benefícios considerados, além de mais de trinta diferentes técnicas empregadas pelos citricultores. Durante este processo, emergiram novidades tecnológicas que incluem várias combinações de espécies, de densidades e a experimentação de diferentes técnicas de manejo, incluindo o desenvolvimento de adaptações em equipamentos. A produção ecológica de citros em sistemas agroflorestais no Vale do Caí (RS) pode ser considerada um nicho tecnológico, que juntamente com outros, passou recentemente a ser reconhecido pelo regime sociotecnico predominante. Este processo de transformação da novidade em inovação é definido pela existência de diversas organizações formais de pesquisa que o estão estudando, desenvolvendo experimentos (participativos ou não) e formalizando-os através dos mecanismos de tradução adotados em diferentes arenas, assim como na formulação de diferentes leis e normas que os regulam, conformando-os de acordo com os padrões e procedimentos aceitos no regime. Este processo ainda está em sua fase inicial, portanto, apresentando avanços e recuos, instabilidades e conflitos, que representam uma oportunidade importante para estudar o processo de construção de conhecimento e de aprendizagem associados a esta etapa. ...
Abstract
The agroforestry management requires new production way. In this context, the inherent difficulties in agroforestry systems management are occurring into a different learning process. The research seeks to answer the following question: Why farmers introduce agroforestry systems and how they do the management? To answer this problem, we selected two groups of organic citrus farmers in the Vale do Caí (RS), who manage agroforestry systems, a process that began prior to the formulation of public ...
The agroforestry management requires new production way. In this context, the inherent difficulties in agroforestry systems management are occurring into a different learning process. The research seeks to answer the following question: Why farmers introduce agroforestry systems and how they do the management? To answer this problem, we selected two groups of organic citrus farmers in the Vale do Caí (RS), who manage agroforestry systems, a process that began prior to the formulation of public policies and studies known to the subject. The research is embedded in Agroecology studies and based on theoretical frameworks that address the knowledge construction, the innovation process and novelty production, using elements provided by the Actor-Oriented Perspective, Actor- Network Theory and Multilevel Perspective. The results indicates that in the organic farmers network flows relations of friendship and kinship, cultural values, behavior patterns, information, artifacts, techniques and practices. And the combination of all these elements builds knowledge. It is a process of joint construction, where who is building is also being built. Thus, there is no way to transpose knowledge without adaptations. We identified the reasons upon which the decision-making about the different types of agroforestry systems management, as well as the difficulties and benefits considered, along with over thirty different techniques used by organic citrus farmers. During this process, new technologies have emerged which include various combinations of species, densities and testing of diverse management techniques, including making changes in equipments. The ecological production in citrus agroforestry systems in Vale do Caí (RS) may be considered as a technological niche, which along with others, has recently come to be recognized by the prevailing sociotechnical regime. This process of transforming novelty into innovation is defined by the existence of many formal research organizations that are studying, developing experiments (participatory or not) and formalize them through the mechanisms of translation adopted in different arenas, as well as in the formulation of different laws and rules that regulate them, shaping them in accordance with accepted standards and procedures in the scheme. This process is still in its initial phase, therefore, has forward and back, instability and conflict, which represent an important opportunity to study the process of the knowledge building and learning associated with this step. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Colecciones
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