Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorDuarte Junior, Sérgiopt_BR
dc.date.accessioned2012-05-04T01:24:15Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40227pt_BR
dc.description.abstractO Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT) é um instrumento internacionalmente reconhecido em neuropsicologia para avaliação da memória visual e habilidades visuoconstrutivas. No Brasil, o processo de normatização, evidências de validade e de fidedignidade do instrumento foi recentemente concluído. O objetivo deste estudo foi analisar a validade de critério do BVRT através da comparação do desempenho de crianças com e sem diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A amostra constituiu-se de 36 crianças, de ambos os sexos, de idades entre 9 e 12 anos, sendo 12 com diagnóstico de TDAH (M=10; DP=0,94) e 24 (M=10; DP=0,8) sem diagnóstico do transtorno, avaliadas por equipe multidisciplinar do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os grupos foram pareados por sexo, idade e anos completos de estudo na proporção 2 controles para 1. Foram efetuados os testes Mann-Whitney e t de Student para comparação entre os grupos com relação aos escores do BVRT. Na forma A de administração (memória) observaram-se diferenças entre os grupos de crianças nos escores de acertos (t(34)=2,21; p=0,034), erros (t=-2,38(34); p=0,023) e uma diferença marginalmente significativa na categoria Distorção (t(34)=-1,89; p=0,068). O grupo com TDAH apresentou menos acertos, mais erros e mais distorções na comparação com o grupo sem o diagnóstico. As análises na forma C não revelaram diferenças significativas. Os resultados sugerem dificuldades das crianças com diagnóstico de TDAH no que se refere à retenção da informação visuoespacial. O estudo forneceu indícios da validade de critério do BVRT.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectTranstorno da falta de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.titleDesempenho no teste de retenção visual de Benton entre crianças com e sem diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiperatividadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000826960pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia Clínica, ênfase em Avaliação Psicológicapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem