Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorRocha, Neuza Terezinha dapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:24:04Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39572pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa demonstrar como um boneco construído pelos alunos e pela professora com material de sucata é desencadeador de narrativas. Através destas é possível desenvolver diferentes atividades de modo a mantê-los interessados no processo de letramento e alfabetização. Para tal, a pesquisa baseou-se em estudo de caso qualitativo de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do estado. O trabalho teve como fundamento teórico-metodológico as narrativas dos alunos em torno da personagem enquanto a mesma estava em suas casas, explorando o brinquedo, a criatividade e a imaginação como linguagem mediadora das narrativas com a finalidade de priorizar o lúdico como estratégia pedagógica no processo ensino/aprendizagem. No presente trabalho apresenta-se o tema ludicidade, buscando-se ressaltar o papel do lúdico do ponto de vista educacional. Abordamse os personagens no imaginário infantil, em que se fala sobre a ideia de como personagens ou bonecos favorecem a aprendizagem sobre o prisma do lúdico. Para dar suporte à proposta buscou-se aporte teórico nas ideias de alguns pesquisadores, destacando-se entre eles, Winnicott, Luckesi, Pontes & Magalhães, Vygotsky e Abramovich. Através dos relatos feitos pelos alunos foram identificadas algumas dificuldades de aprendizagem, levando-nos ao planejamento de atividades diversas, visando à superação das mesmas. Durante o desenrolar do projeto os alunos mostraram-se responsáveis e compromissados com as combinações iniciais, atentos e motivados, originando dessa forma múltiplas atividades que desencadearam processos de aprendizagem de forma lúdica e sem as pressões habituais de metodologias mais tradicionais. À medida que os alunos escreviam e discorriam sobre seus relatos, notou-se uma crescente evolução na estrutura do texto e na contextualização das ideias, permitindo concluir que a proposta desenvolvida contribuiu na promoção da alfabetização e do letramento dos estudantes. Além disso, observou-se que a diversidade de atividades contextualizadas a partir das narrativas em torno do boneco promoveu a interdisciplinaridade e a inserção das famílias nas atividades dos estudantes. Pais e familiares colaboraram na construção do boneco, colocando diversos adereços para sua finalização. Destaca-se, dentre as considerações finais, a importância das práticas pedagógicas lúdicas em todas as séries/anos do ensino e, sobremaneira, nas séries iniciais do Ensino Fundamental para uma educação transformadora. Desta forma, mesmo com uma agenda carregada, na contramão de uma sociedade divida que ora valoriza as atividades lúdicas, ora as encara como algo desnecessário e supérfluo, o professor precisa dar-se ao luxo de “perder” tempo para ouvir os alunos, seus anseios, desejos e necessidades. E então, juntamente com eles, pensar e planejar atividades que sejam objeto de motivação e de interesse, fazendo do ato de ensinar/aprender um momento lúdico impregnado de significado, de prazer e alegria.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleOs bonecos como forma de estimular a imaginação e a descoberta através da introdução de narrativas em atividades diversaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000824209pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem