Show simple item record

dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorJeck, Eliana de Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:24:01Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39561pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar como o computador pode influenciar no processo de letramento, investigação esta realizada no período do estágio curricular. Sua justificativa está baseada na importância do mundo letrado e no papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem cumprir neste contexto, possibilitando ao aluno desenvolver habilidades importantes nos processos de letramento. Para tornar concreto este estudo de observação, foram utilizados trabalhos realizados em aula pelos alunos do 3º ano, turma 33 da E.E.E. Fundamental Major Miguel José Pereira, buscando verificar como o uso do computador pode ser feito no processo de letramento. Neste trabalho foi desenvolvido um Projeto de Aprendizagem envolvendo gêneros textuais, tais como: poesia, parlendas, cartas, notícias, informes publicitários, receitas e convites. As atividades realizadas envolveram a produção de artefatos empregando linguagem não verbal, tal como imagens, desenhos e outros. Esta abordagem permitiu situar o aluno no meio que vive. Na busca de novas alternativas em termos de estratégia de ensino aprendizagem, foi proposta uma atividade que chamei “A Releitura de Van Gogh Digital”. Pode-se pontuar, a partir das análises realizadas, a importância do uso do computador como elemento facilitador para o letramento, possibilitando que o aluno desenvolvesse habilidades relevantes neste processo. Respondendo a pergunta norteadora deste trabalho ( “Como o uso do computador pode influenciar no processo de letramento?”), fica evidente que através do uso da leitura de uma imagem os alunos valeram-se do uso das TICs para adquirirem um certo domínio da leitura e da escrita. Com o uso do computador os alunos aprimoraram suas capacidades de criar, aprender, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Assim os alunos puderam adquirir um passaporte para a liberdade. Neste passaporte, a alfabetização, os alunos identificaram os diferentes usos e funções da escrita, vivenciando diferentes práticas de leitura e escrita no desenvolvimento de seu processo de letramento.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate how the computer can influence the process of literacy, this research conducted in the period of probation. His justification is based on the importance of the literate world and the role that Information and Communication Technologies (ICTs) can fulfill this context, enabling students to develop important skills in literacy processes. To make concrete this observational study were used in class work done by the students of 3rd year, class 33 of the EEA Major Jose Pereira Miguel Elementary, trying to see how computer use can be made in the literacy process. We have developed a learning project involving text genres such as poetry, rimes, letters, news reports advertising revenue and invitations. The activities involved the production of artifacts using non-verbal language, such as pictures, drawings and others. This approach allowed us to locate the student who lives in the middle. In the search for new alternatives in terms of teaching and learning strategy has been proposed that an activity called "The Digital Rehash of Van Gogh." The score is, from the analysis, the importance of using the computer as a facilitator for literacy, enabling students to develop relevant skills in this process. Answering the question guiding this study ("How computer use may influence the process of literacy?"), It is evident that through the use of reading an image of the students took advantage of the use of ICTs to acquire a certain mastery of reading and writing. Using the computer students honed their skills to create, learn, covering various areas of expertise. So the students could acquire a passport to freedom. In this passport, literacy, students identify the different uses and functions of writing, experiencing different practices of reading and writing to develop their literacy process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectComputeren
dc.subjectInfluenceen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleComo a utilização do computador pode influenciar no processo de letramento?pt_BR
dc.title.alternativeThe computer as a tool of the process of literacy facilitator en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000823654pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record