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dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorMuck, Stela Maris de Assispt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:23:57Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39554pt_BR
dc.description.abstractA Educação Especial é uma área de conhecimento que busca uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. A educacao inclusiva é um paradigma de visão da sociedade que acredita no direito universal da educacao para todos. O Brasil vem nos últimos vinte anos caminhando para um processo inclusivo, com passos curtos, timidos, ousados ou rapidos mas sempre na direcao da inclusao. As escolas trazem seus descompassos, afetadas pelas implantacao que cada municipio faz da politica publica, suas interpretacoes e suas prioridades com investimentos, formacao e atencao a diversidade. No processo da educação inclusiva o princípio fundamental da escola inclusiva consiste em que todas as pessoas devem aprender juntos, porém de acordo com suas necessidades no seu próprio ritmo. Não importam quais dificuldades ou diferenças as pessoas possam ter, existe formas e caminhos que podem ser traçados para o desenvolvimento deles. Escolas inclusivas precisam reconhecer e responder às necessidades diversificadas de seus alunos, acomodando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando educação de qualidade para todos mediante currículos apropriados, mudanças organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com suas comunidades. O presente trabalho no contexto escolar visa analisar os Passos e Descompassos numa proposta de Educação Inclusiva: Estudo a partir do Estágio Docência e teve como objetivos: identificar percepções acerca da temática da Educação Especial e da Educação Inclusiva vivenciada no meio escolar. O estudo foi desenvolvido em três fases distintas. Inicialmente a partir de uma prática vivenciada no estágio foi iniciado um estudo da política nacional inclusiva e dos principais conceitos teóricos relacionados com a temática, depois procuramos conhecer a percepção de professores com prática em educação inclusiva e finalmente uma reflexão comparativa entre as percepções identificadas nos professores, a prática de ensino vivenciada no estágio supervisionado e os construtos teóricos revisitados no começo do trabalho. . Verificou-se que os educadores possuem pouco conhecimento sobre a Educação Especial e Inclusiva, inclusive de suas legislações. Neste sentido recomenda-se o desenvolvimento de trabalhos contínuos com todos os segmentos a cerca da Educação Especial e Educação Inclusiva, tendo em vista que é um elemento norteador dos debates acerca dos parâmetros educacionais, em virtude da falta de adequação dos profissionais da educação, em suas práticas didático-pedagógicas e na sua formação profissional. Outro elemento identificado no estudo foi a falta de infra-estrutura e adequação dos espaços físicos para ter uma educação inclusiva efetiva, assim como a falta de subsídios que apoiem este processo. Observando a realidade em nosso município no que se refere ao cumprimento da legislação, pode-se observar que ainda falta muito para uma efetivação plena destas leis e as práticas por ela estabelecidas. No desenvolvimento das atividades do presente trabalho foi possível observar que no contexto educacional, além da falta de preparo dos educadores existe também uma falta de sensibilidade para a inclusão uma empatia dos educadores com os alunos com necessidades especiais para identificarem suas dificuldades, porém trabalharem com suas potencialidades. Neste sentido para que se efetive uma educação inclusiva, necessita de uma rede que predomine a solidariedade, apoio, comunicação e informação, visando estimular a inclusão educacional, proporcionando melhoria na qualidade de vida e visando sempre o exercício pleno da cidadania.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titlePassos e descompassos numa proposta de educação inclusiva : estudo a partir do estágio docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825444pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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