Recreio, que espaço é esse?
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho é resultado de uma intervenção no recreio escolar. Após observar que durante o intervalo os alunos tinham muitas atitudes agressivas, voltavam para a sala de aula machucados e muito agitados, passei a questionar sobre esse espaço reservado para recrear. Será que o recreio escolar como está acontecendo, está contribuindo para a aprendizagem das crianças? Como este espaço é organizado? A escola tem projeto para o recreio? Como a escola percebe o recreio e qual o valor que ele tem no ...
Este trabalho é resultado de uma intervenção no recreio escolar. Após observar que durante o intervalo os alunos tinham muitas atitudes agressivas, voltavam para a sala de aula machucados e muito agitados, passei a questionar sobre esse espaço reservado para recrear. Será que o recreio escolar como está acontecendo, está contribuindo para a aprendizagem das crianças? Como este espaço é organizado? A escola tem projeto para o recreio? Como a escola percebe o recreio e qual o valor que ele tem no contexto escolar? Partindo destes pressupostos e acreditando que o brincar tem papel importantíssimo na vida da criança, por ter influência no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, pois oferece oportunidades de conviver em harmonia com as diferenças é que foi desenvolvido este projeto de recreio. Busquei alternativas para proporcionar, durante o recreio, atividades desafiadoras e interessantes, que desenvolvam a criatividade, a socialização, a afetividade e a conscientização ambiental. Pesquisei em obras pedagógicas referências teóricas sobre alguns conceitos como: espaço escolar, recreio, ludicidade, afetividade, socialização e suas influências na formação do educando. Após o desenvolvimento do projeto também foi realizada uma pesquisa, por meio da aplicação de um questionário para obter informações do que mudou do recreio. Como está o recreio após o projeto e quais sugestões para que ele fique melhor. Por meio da pesquisa realizada foi constatado que a ludicidade tem um papel fundamental para desenvolvimento de habilidades, uma vez que as falas das crianças deixaram claro que as brincadeiras e jogos foram importantes, pois tornaram o momento de intervalo mais alegre, democrático e participativo. Os brinquedos construídos pelos alunos foram todos utilizados, diminuindo o nível de agressões durante o intervalo. As relações de amizade foram construídas com base no respeito mútuo e no diálogo. Diante dos resultados obtidos através da pesquisa, percebe-se a importância de um planejamento para esse momento de intervalo até então esquecido do contexto escolar. Motivados por essa comprovação, os educadores têm a expectativa de que a partir de então, a escola tenha um novo olhar para o recreio e que perceba a importância de haja um projeto específico para este espaço que venha atender as necessidades dos educando. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License